Saudades de Leiria

00:25:00

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado a Leiria, cidade banhada pelos rios Lis e Lena, sendo o castelo o seu monumento mais notável.

  • Nome do Programa: Saudades de Leiria
  • Nome da série: A Alma e a Gente IX
  • Locais: Leiria
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vistas da cidade de Leiria, exterior do Castelo de Leiria, mandado construir por Dom Afonso Henriques em 1135, torre de menagem, vistas da cidade a partir das ameias do castelo; relato do historial de Leiria e dos ataques mouros ao castelo; ilustração de Dom Afonso Henriques. 06m20: Vistas da cidade e do casario, rio Lis, centro da cidade; Vale do Lapedo, uma depressão de grande valor arqueológico e de grande interesse geológico e biológico que se situa na Freguesia de Santa Eufémia, a 13 quilómetros de Leiria; réplica do esqueleto do menino do Lapedo, crâneo, ossadas, pedras lascadas, constantes do Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho; exterior da Igreja do Espírito Santo com a sua fachada barroca, estátua do Pastor Peregrino, rua com arcada; gravura de Dom Afonso III, o Bolonhês, que em 1254 convoca cortes de Leiria, as primeiras que tiveram a representação do povo; Castelo de Leiria. 10m58: Exterior da Igreja de São Pedro, interior com destaque para altar, vista do Castelo de Leiria no cimo da colina; imagem noturna do castelo iluminado; panorâmicas da cidade, rua típica, património arquitetónico, vista da freguesia dos Pousos. 13m20: Marrazes, freguesia urbana do concelho de Leiria; destaque para especialidade gastronómica regional, a morcela de arroz de fumeiro acompanhada de grelos; referência à guerra civil entre o rei Dom Dinis e seu filho, Dom Afonso IV, e a Domingos Domingues, alcaide de Leiria que entregou as chaves da cidade ao povo. 16m34: Paço Real com arcada panorâmica sobre a cidade; Almanaque Perpétuo, o primeiro almanaque impresso em Portugal por Abraão Zacuto no séc. XV, Livro de Linhagens; interior de fábrica de papel; exterior da Sé Catedral de Leiria, um dos edifícios do Renascimento tardio do nosso país; interior com altar em talha 19m53: Conjunto arquitetónico da Praça Rodrigues Lobo, poeta judeu, pormenor do dourada e retábulos; livro "Corte na Aldea", da sua autoria, entre outros; estátua em bronze do escritor Rodrigues Lobo, centro urbano de Leiria. 22m16: Largo, situado no Rocio de Leiria, fonte luminosa adornada com uma estátua de Lagoa Henriques; panorâmicas do Santuário de Fátima, o que levou a peregrinações e ao desenvolvimento de Leiria; Recantos da cidade e referência ao escritor Eça de Queiroz que usou Leiria como cenário do seu romance "O Crime do Padre Amaro", e a Ernesto Korrodi, autor dos "Estudos de Reconstrução do Castelo de Leiria", pormenores desta obra. 25m04: Destaque para exterior do prédio onde José Hermano Saraiva morou na infância.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .