A Casa do Conde

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Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado ao Palácio Museu dos Condes de Castro Guimarães, exemplo de arquitetura romântica, e às suas colecções de pintura, escultura, mobiliário, ourivesaria, porcelanas e azulejaria, bem como à sua biblioteca, sendo um dos ex-libris da cidade de Cascais.

  • Nome do Programa: A Casa do Conde
  • Nome da série: A Alma e a Gente VIII
  • Locais: Cascais
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

José Hermano Saraiva, no Palácio Museu dos Condes de Castro Guimarães, em Cascais, também conhecido como Torre de São Sebastião. 02m58: Exterior do palácio; relato do historial deste monumento, mandado edificar pelo aristocrata Jorge O'Neil, em 1892, e vendido aos Condes de Castro Guimarães em 1910, num período de grande progresso sob a regência do rei Dom Carlos, retrato de Jorge O´Neil e relato dos seus dados biográficos; claustros do palácio; interior da Sala dos Trevos, cuja denominação advém dos trevos pintados que decoram o tecto em representação do símbolo da Irlanda, país de origem dos antepassados de Jorge O´Neil; exterior do palácio; desenho deste palácio da autoria de Luigi Manini, cenografista e pintor italiano, concebido como cenário de uma ópera, pormenores do exterior deste imóvel. 08m08: Retrato a óleo de Manuel Inácio de Castro Guimarães, Conde de Castro Guimarães, advogado e banqueiro empossado no título pelo rei Dom Manuel II, em 1909; exterior do palácio rodeado de jardins, claustros, interior da Sala dos Trevos, destaque para os tectos pintados, retratos a óleo dos Condes de Castro Guimarães, Manuel Inácio e Maria Anna d'Andrade de Castro Guimarães, retrato a óleo da Rainha Dona Amélia, amiga pessoal do casal, interior da Sala da Música, decorada com revestimento de azulejos e tecto com os brasões de armas dos antepassados do Conde Manuel de Castro Guimarães, pormenor de orgão neo-gótico que reúne um total de 1170 tubos, fabricado em Braga para este efeito, fogão de sala decorativo, lustre e mobiliário de época. 14m05: Interior da Sala Neo-Gótica, assim designada por apresentar um tecto abobadado de inspiração medieval, destaque para dois jarrões de porcelana chinesa com os brasões dos Sobral e diversos móveis de produção nacional do século XVII, espaço que funcionou durante décadas a primeira Biblioteca Pública de Cascais, nicho com imagem de arte sacra. Interior da Biblioteca, destaque para a obra mais emblemática e valiosa do acervo do Museu: o manuscrito com iluminuras intitulado "Crónica de D. Afonso Henriques", de Duarte Galvão, datado de 1505, no qual é de salientar a primeira representação conhecida da cidade de Lisboa, da autoria de António d' Ollanda; acervo bibliográfico. 17m39: Interior da Sala de Jantar, com paredes revestidas a painéis de azulejos, "mesa de aparato" com baixela de prata e castiçais; vista do jardim que circunda o palácio; exposição de arqueologia, "Cascais Terceiro Milénio Antes da Nossa Era", com peças emblemáticas encontradas na região de Cascais, destaque para sandálias em calcário, lúnula em pedra, entre outros; panorâmica da cidade de Cascais junto à marina, exterior de alguns dos 8 museus de Cascais como o Centro Cultural de Cascais, Casa das Histórias Paula Rego e Museu do Mar Rei D. Carlos. 23m27: Destaque para mobiliário do Palácio Museu dos Condes de Castro Guimarães, contadores, relógio de parede, canapés, secretária, cadeirões; planos próximos de capa do Catálogo "Colecção de Mobiliário do Museu - Biblioteca Condes de Castro Guimarães", de José António Proença, de "Cascais", catálogo da exposição de pintura de Carlos Bonvalot (antigo director da biblioteca do Palácio Museu dos Condes de Castro Guimarães), e catálogo da "Colecção de Ourivesaria do Museu de Castro Guimarães", de Leonor D´Orey.

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