Os Nossos Mais Belos Tesouros
Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado aos tesouros nacionais constantes do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, com destaque para a pintura e ourivesaria.
Resumo Analítico
Gravuras ilustram as 9 musas que presidiam às formas de artes; ilustração de Luís de Camões que nos Lusíadas fez referência a Calíope, Musa da Eloquência. 03m40: Interior do Museu Nacional de Arte Antiga com exposição de pintura; alto relevo; vistas da Acrópole de Atenas, Grécia, onde havia uma pinacoteca; interior de igreja com altar sem ornamentos; crucifixo, retábulos e pinturas no Convento de Cristo; exterior do Palácio dos Condes de Alvor que alberga o núcleo museológico, que passou pelos Távora e como propriedade do Marquês de Pombal. 08m13: Interior do museu; Painéis de São Vicente de Fora, seis painéis de Nuno Gonçalves, do século XV, que retratam toda a sociedade portuguesa na época dos Descobrimentos, e representam o funeral simbólico do Infante Santo, planos de pormenor; gravuras da praça militar de Tânger e do Infante Dom Fernando, preso no cativeiro de Fez onde acabou por morrer, e pelo seu sacrifício em nome dos interesses nacionais viria a ganhar o epíteto de Infante Santo. 14m19: Destaque para dois quadros de Gregório Lopes, pintados para a charola do Convento de Cristo, em Tomar; "O Martírio de S. Sebastião" e "A Virgem com o Menino"; retrato de Dom Sebastião, do pintor Cristóvão de Morais, de 1572, retrato do Imperador Carlos V, seu avô; relato da Batalha de Alcácer Quibir. 19m52: Planos de pormenor de pinturas da autoria de Josefa de Óbidos, do século XVII, entre eles o "Natividade"; retrato da Família do 1º Visconde de Santarém", de Domingos António de Sequeira, de 1816. 23m27: Pormenor da Custódia de Belém, ostensório português de ouro e esmalte datado de 1506 cuja autoria é atribuída a Gil Vicente, mandada fazer por Dom Manuel I que a deixou em testamento ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém; peças de ourivesaria; destaque para a Cruz Processional ou Cruz de Dom Sancho I (por ter sido este o monarca que por testamento ordenou que fosse executada e doada ao abastado Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde foi sepultado), datada de 1214 e em estilo gótico; pormenores das safiras, granadas e pérolas que a ornamentam.