Partida de Colonos para o Ultramar

00:19:44

Programa sobre a partida de colonos portugueses para as províncias ultramarinas de Angola e Moçambique: os preparativos para a longa viagem, os conselhos médicos e a vacinação que antecedem a partida, as expectativas para o futuro e as esperanças numa vida melhor. Apenas banda de som parcial.

  • Nome do Programa: PORTUGAL DE ALEM MAR
  • Nome da série: PORTUGAL DE ALÉM MAR
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Economia e Finanças, Política, Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Lisboa, Rua Ferreira Lapa, exterior do edifício da Repartição de Povoamento – Serviço de Colonos, da Direcção Geral de Economia do Ministério do Ultramar; populares entram na repartição; futuros colonos são atendidos por funcionárias. 03m40: Enfermeira e médico recebem futuros colonos; consulta médica em grupo; médico ausculta homem; sala de espera; crianças na sala de espera; bonecos. 05m48: Frasco com moscardo; plateia de futuros colonos, ouvem palestra dada por médico; exterior do Instituto de Medicina Tropical; fila para vacinas; vacinação; placa com a inscrição “Entrega de Certificados – Saída”; criança chora ao ser vacinada; enfermeira recebe cadernetas (certificados) de vacinação; cartaz com conselhos para os melhores locais a habitar no país de destino e comportamentos a adotar; caderneta com o título “Noções de Higiene Tropical Para Colonos”; populares sobem para autocarro da “Carris” que os transporta para o Instituto de Medicina Tropical; sala de espera; seringas; inscrição “Sala de Vacinação”. 12m 03: Lisboa, Alcântara, vivo de jornalista, não identificado que acompanha a partida de “um contingente de cerca de duzentos colonos para as províncias ultramarinas de Angola e de Moçambique (…) e entrevista passageiros prestes a embarcarem no navio “Angola” sobre suas expectativas ao partirem para África. 16m50: Exterior do Navio “Angola” acostado no cais de Alcântara; multidão junto ao navio começa a embarcar; familiares choram na despedida; passageiros no convés despedem-se acenando, dos familiares que ficam em terra; escadas que fazem a ligação ao navio, são retiradas com guindaste; familiares em terra agitam lenços brancos; cabos que prendem o navio a terra são retirados; panorâmica do navio com passageiros a acenar com lenços; plano geral do navio a afastar-se do cais.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .