Raquel Henriques da Silva e Nuno Grande
Jornalista Paula Moura Pinheiro entrevista Raquel Henriques da Silva, responsável pelos Museus de Portugal e elemento da Comissão para a Baixa Chiado, e Nuno Grande, arquitecto sobre o tema da Bienal de Veneza de Arquitectura, "Cidades: arquitectura e sociedade".
Resumo Analítico
Fernando Alves a ler poema "Um adeus português" de Alexandre O´Neill, tendo como pano de fundo vistas nocturnas da cidade de Lisboa, com efeitos especiais de luz. 07m26: Raquel Henriques da Silva, Professora Universitária, através do poema estabelece a relação de O´Neill, com a cultura portuguesa e a cidade, enquanto Nuno Grande, fala de forma generalizada e da opinião que tem de cidade; capa do livro "Paris, os passeios de um flâneur - 1º vol." de Edmund White; Paula Moura Pinheiro, lê excerto da obra de White, sobre um determinado conceito de cidade. 15m14: 1999: projecto de Manuel Graça Dias, da construção de uma torre para Almada, na zona da Margueira; apresentação virtual do projecto, que não foi aprovado pela autarquia; maqueta; fachada do edifício dos "Banhos de S. Paulo", desenhado por Pezarat, que agora pertence à Ordem dos Arquitectos; declarações de Manuel Graça Dias, arquitecto; maquetas e obras (edifícios) da autoria do arquitecto; Interior e fachada da Sede da Ordem dos Arquitectos, no Cais Sodré. Jornalista: Cláudia Almeida. 17m32: Livros sobre arquitectura, cidades: "30 exemplos" e "Ao volante, pela cidade" de Manuel Graça Dias, "Confiança e medo na cidade" de Zygmunt Bauman. Nuno Grande, fala da dimensão física, humana e económica da Baixa Chiado, enquanto Helena Henriques da Silva, refere o Chiado reconstruído por Siza Vieira, o aparecimento da Fnac e outros edifícios emblemáticos de Lisboa. 23m49: Dinâmica social e vistas do Bairro da Bica; movimento de pessoas; elevador da Bica; fachada de peixaria; no bar, Micas, Animador Cultural e Nocturno, fala do bairro; cabeleireiro; rua do bairro ao entardecer; vista nocturna da rua com pessoas numa esplanada; grupo de jovens na rua à noite; jovens com copos na mão a conversar; fachada do restaurante "A bicaense", remodelado por Micas. Jornalista: Cláudia Almeida. 30m00: Convidados falam da cidade, da Baixa-Chiado e do projecto de revitalização para a zona, alternando com mostra de capa de livros: "Cidade e democracia: 30 anos de transformação urbana em Portugal", coord. de Álvaro Domingues, "Cidade e as serras" de Eça de Queirós. 32m30: Bienal de Veneza; exposição internacional de arquitectura; expositor de Portugal,"Os Lisboscópios"; excerto de texto em português e inglês do livro "Lisboscópios", onde João Gomes da Silva, participa; declarações de João Gomes da Silva, arquitecto paisagista. Jornalista: Inês Fonseca Santos. 35m32: Capa do livro "Cimêncio" de Diogo Lopes e Nuno Cera, que estuda a saída das pessoas, para os arredores de Lisboa. Convidados conversam sobretudo sobre o plano para a Baixa Pombalina. 43m23: Excertos do filme de Al Gore "Uma verdade inconveniente" ou "An inconvenient truth", que se juntou ao realizador Davis Guggenheim, para fazer o documentário, sobre o impacto do aquecimento global; capa do livro "Uma verdade inconveniente" de Al Gore; declarações de Viriato Soromenho Marques, Professor Catedrático e Com. Nacional Ambiente, faz breve comentário ao filme documental. Jornalista: João Macdonald. 49m00: Site da internet (www.subway-life.com) de António Jorge Gonçalves, com grafismos e desenhos que retratam as cidades, os suterrâneos; declarações de António Jorge Gonçalves, artista visual. Jornalista: Inês Fonseca Santos. 54m30: Capa dos livros: "Arquitectura & não" e o "Verdadeiro mapa do universo" de Nuno Grande. 56m47: Excerto do concerto da Orquestra Divino Suspiro, com o maestro Enrico Onofre, que inaugura temporada no Centro Cultural de Belém (CCB); declarações de Massimo Mazzeo, Fundador e Director Artístico.Jornalista: Inês Fonseca Santos. 59m54: Capa da revista "LXF", com o tema cidade verde; capa e música de fundo do CD, sobre cidades, de Chico Buarque, que Nuno Grande aprecia. 01h03m40: Excerto do filme "98 octanas" de Fernando Lopes.