Sessão de boas vindas a Mário Soares em Évora

00:33:02

Évora, transmissão em direto da sessão solene de boas vindas a Mário Soares, Presidente da República, nas comemorações oficiais do 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

  • Nome do Programa: TELEJORNAL
  • Nome da série: TELEJORNAL
  • Locais: Évora
  • Personalidades: Mário Soares, Fernando Amaral, Eurico de Melo, Maria Helena Roseta, Abílio Fernandes, António Barreto, Manuela Aguiar
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Jorge Nuno Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Bombeiros em parada; populares aguardam a chegada de Mário Soares na Praça de Sertório; personalidades concentradas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora (CME) com a presença de Fernando Amaral, Presidente da Assembleia da República; 11m18: Brasão da cidade de Évora; Mário Soares caminha na rua em direcção à Praça de Sertório acompanhado por Eurico de Melo, Ministro de Estado, e Helena Roseta, Presidente da Comissão para as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas; Mário Soares acena aos populares que o aplaudem e assiste à parada dos bombeiros. 16m00: Mário Soares encaminha-se para o interior da Câmara Municipal de Évora acompanhado por Abílio Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e cumprimenta responsáveis autárquicos; Mário Soares e Eurico Melo cumprimentam Fernando Amaral, entre outras individualidades. 18m45: Discurso de Abílio Fernandes que se congratula com a escolha de Évora para as comemorações, enaltecendo a história da cidade. 25m09: Mário Soares a sorrir; Abílio Fernandes refere as personalidades que se destacaram em Évora, as dificuldades atravessadas pelo povo alentejano e a necessidade do investimento na região para reter e melhorar as condições de vida da população. 30m44: Maria Barroso, esposa de Mário Soares, a assistir ao discurso de Abílio Fernandes que salienta a potencialidade do aproveitamento do rio Alqueva para o desenvolvimento da região; presente António Barreto, PS. 32m18: Discurso de Mário Soares que justifica a escolha de Évora para as comemorações devido ao seu património, à sua importância como centro universitário e como capital de distrito, destacando o poder autárquico como força da democracia que promove a unidade nacional e identidade cultural; presença de Manuela Aguiar, PSD. 37m07: Participantes na sessão aplaudem Mário Soares que finaliza o seu discurso; Mário Soares desce a escadaria de acesso ao átrio onde visita a exposição "Memória da Emigração"; fachada da Câmara Municipal de Évora.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .