O Santo Condestável

00:25:00

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado a Dom Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, após a sua canonização pela Igreja Católica.

  • Nome do Programa: O Santo Condestável
  • Nome da série: A Alma e a Gente VII
  • Locais: Lisboa, Coimbra, Crato, Ourém, Sousel, Estremoz
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vistas do Convento do Carmo, em Lisboa, mandado construir por Nuno Álvares Pereira onde viveu; estátua e cruz em pedra; José Hermano Saraiva relata o processo de canonização de Nuno Álvares Pereira desde 1437 (século XV); sobreposição do selo de Bula Papal, encontrado na sua sepultura; retrato e gravura do Condestável, com armadura medieval; vistas do Crato, no Alentejo, e do convento; cavaleiro medieval a vestir armadura (simulação); pintura representativa de um torneio na Idade Média, e pintura de arte sacra; interior da igreja; crucifixo; retrato de Dona Leonor Teles, Rainha de Portugal; reconstituição histórica do episódio relacionado com o assassinato de João Fernandes Andeiro, Conde de Ourém, Conselheiro de Dona Leonor Teles. 09m49: Pintura representativa da Rainha Dona Leonor Teles e do Rei Dom Fernando, e da morte do Conde de Andeiro; simulação e gravuras de cerimónias de enforcamento que ilustram a revolta do povo, e da aclamação do Rei Dom João I, Rei de Portugal; populares manifestam-se contra notícia levada por arauto (simulacão); cavaleiros medievais à entrada do castelo; muralhas, interior e vistas a partir do Castelo de São Jorge; canhões; grupo de turistas. 16m10: Quadro ilustrativo da revolta popular; retrato de Nuno Álvares Pereira com espada; vistas gerais de zona rural no Alentejo; plano geral de Estremoz; muralhas e igreja; planície alentejana; vistas de Sousel; pelourinho e igreja; paisagem com riacho; painel de azulejos da Batalha dos Atoleiros, e da Batalha de Aljubarrota; interior da sala onde se realizavam as Cortes de Coimbra; plano geral de Coimbra; vistas do património arquitetónico de Abrantes; ruínas; vistas da zona rural de São Jorge, na Batalha; estátua e retrato de Nuno Álvares Pereira. 21m58: Ruínas e vistas de Ourém; castelo e estátua; gravura de cena do quotidiano no Terreiro do Paço, em Lisboa; gravura do exterior do Convento do Carmo, antes do terramoto, com cena protagonizada por Nuno Álvares Pereira; túmulo e estátua em bronze; imagem do Santo Condestável.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .