Mértola, Moura Encantada
Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à vila de Mértola, do distrito de Beja, com destaque para o seu património histórico e arqueológico de vestígios românicos e islâmicos.
Resumo Analítico
Vistas panorâmicas da vila de Mértola e do seu castelo, paisagem natural circundante, ponte sobre o rio Guadiana; placa informativa do Parque Natural do Vale do Guadiana; vistas do mesmo; plano próximo de pães alentejanos, um dos ex-libris da vila; vistas da vila banhada pelo rio Guadiana; imagens deste rio, capa e páginas do livro de fotografias "Mina de S. Domingos, 150 anos de História", vistas da mina desactivada, planície alentejana com plano próximo de rebanho de ovelhas. 06m16: Pulo do Lobo, um troço do rio; rochas e penedos nas margens do rio Guadiana com fotografia de lobo sobreposta; plano picado do casario; ruas antigas empedradas, casas típicas alentejanas caiadas de branco e com tiras em azul ou amarelo, panorâmicas da povoação; Minas de São Domingos; estátua equestre em pedra de Ibn Qasi e tenda islâmica; painel do Festival Islâmico de Mértola, fotografias de artesanato islâmico como lanternas em ferro, tapetes, cestos com frutas secas e cristalizadas como figos e tâmaras, entre outras, chinelas árabes bordadas com missangas e lantejoulas, bules de chá, frascos em vidro com pedras incrustadas, espelho trabalhado, taças, peças constantes do festival que se realiza bianualmente. 11m05: Interior do Museu Islâmico, vasos reconstruídos de fragmentos, taças pintadas, jarro; interior da Mesquita de Mértola; pormenor da coluna e capitel, arcadas ogivais, altar e imagens sacras; vistas da vila, idosa passeia na rua, idoso sentado em cadeira à porta de casa; campos cultivados, plantações, poço e sistema de irrigação. 14m27: Campo Arqueológico, vestígios romanos e islâmicos, parte de antigo painel romano de pequenos azulejos coloridos, colunas em pedra, vários planos do criptopórtico (construção subterrânea que permite a feitura de uma plataforma que contrarie a inclinação natural do terreno); cegonhas num telhado; ruas e casario; fachada e exterior do edifício da Câmara Municipal de Beja; exposição de artefatos romanos, capitel, estátuas sem cabeças. 17m15: Peças de lã expostas e artesanato regional em barro pintado; tecedeiras trabalham em teares manuais; exterior de uma antiga igreja cristã; interior com painel com reconstituição hipotética da antiga igreja e fotografias; vestígio arqueológico da igreja com pedras tumulares com inscrições; destaque para lápide com as letras X e P, que significam Deus em grego, e alfa e ómega, representando que Cristo é o princípio e o fim, e com dados sobre o homem que ali estava enterrado; prática de canoagem no rio, pequeno barco a motor; exterior da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça; terreno circunscrito, necrópole, campa com esqueleto humano ladeado por vaso cerâmico; antiga necrópole, onde houve uma capela de São Sebastião, com fotografias explicativas e vestígios em pedra em exposição. 22m01: Vista em movimento do exterior do Castelo, vários planos do mesmo; torre de menagem, interior; painel pintado que representa uma luta entre um cavaleiro de Santiago e outro mouro para protecção de um peregrino ferido, o que ilustra o motivo da fundação da Ordem de Santiago (a protecção de todos os peregrinos de Santiago de Compostela); panorâmica da paisagem natural que circunda a vila; capa do livro "O Rio e os Homens, a Comunidade Ribeirinha de Mértola"; barcos turísticos ancorados; vista em movimento de Mértola, Igreja Matriz ou de Nossa Senhora da Anunciação.