Alenquer, Flor do Oeste
Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado ao património arquitetónico, histórico e cultural do concelho de Alenquer.
Resumo Analítico
Vistas gerais de Alenquer com destaque para a zona castreja e para a colina do antigo convento franciscano; paisagem rural circundante; fachada do Auditório e fotografia de Damião de Góis; gravura alusiva à conquista de Alenquer por Dom Afonso Henriques; casario e vistas do centro; prédios de habitação e edifícios senhoriais. 08m05: Planos da fachada do Convento de São Francisco, antigo Paço Real; entrada e claustros de estilo manuelino; jardim interior; relógio solar em pedra; gravuras ilustram lenda relacionada com a Rainha Santa Isabel e o milagre das rosas de ouro; manada de touros; painel de azulejos com referência às origens da tourada; rio; trânsito. 12m12: Figuras do presépio da vila; referência ao primeiro presépio da autoria de São Francisco de Assis; retrato de São Francisco de Assis; vistas do centro; marginal gradeada junto ao rio; pérgulas; "Alenquer medieval", painel de azulejos do pintor João Mário; legenda com excerto de poema de Luís de Camões que induz em erro a naturalidade do poeta; mapa da Península Arábica na época dos descobrimentos portugueses e gravuras alusivas; soneto de Luís de Camões. 15m42: Fachada do Museu Pintor João Mário; auto-retrato do pintor; interior do museu; exposição de quadros de vários artistas; fachada e interior da Basílica de Meca (Santa Quitéria), construção do reinado de Dona Maria I em estilo neo-clássico; mapa da Arábia com destaque para a cidade de Meca; largo da igreja onde é celebrada a cerimónia religiosa da Bênção do Gado; fotografias da festa tradicional. 18m59: Vistas da Aldeia Galega, de construção típica da região; pelourinho de estilo manuelino; palacete; planos da Pousada da Rainha, local onde pernoitava a Rainha Dona Leonor, viúva do Rei Dom João II; painel de azulejos na fonte pública alusivo ao episódio bíblico da Boa Samaritana; fachada e interior da igreja de estilo barroco; pormenores da arte barroca. 22m41: Interior da Capela Tumular mandada edificar por Damião de Góis, Cavaleiro do século XVI; pedra tumular; retrato de Erasmus e de Melancton, filósofos com quem conviveu, e do próprio Damião de Góis; exemplares de livros da sua autoria; imagem de Jesus Cristo com as mãos amarradas.