Génese da Navegação Aérea – Parte I
Primeira parte do segundo episódio do programa sobre a História da Aviação em Portugal: a adaptação dos sistemas de navegação à aeronáutica durante as primeiras viagens transatlânticas, com destaque para a viagem entre Lisboa e Rio de Janeiro pdos pilotos Sacadura Cabral e Gago Coutinho.
Resumo Analítico
Preparação de avião para descolagem; retrato de Alberto Santos Dumont, piloto brasileiro; fotografia do aeroplano desenvolvido pelo piloto brasileiro "14 Bis"; fotografia do piloto no avião; filmes e fotografias de modelos de aviões até 1920; fotografia de família com destaque para Albert Read, piloto militar norte-americano, responsável pelo primeiro voo do Atlântico norte guiado por navios em 1919; fotografia do avião usado pelo piloto; retrato de Read; rota utilizada pelos pilotos ingleses John Alcock e Arthur Whitten Brown, que fizeram a primeira travessia transatlântica sem escala, recorrendo aos sistemas de navegação marítimos em 1919; retrato dos pilotos da Marinha António Brito Paes e José Sarmento de Beires que fizeram a primeira viagem até Macau em 1924; fotografia dos pilotos junto a avião. 04m25: Fotografia do Centro de Aviação Marítima do Bom Sucesso, onde se desenvolveu o Serviço e Escola de Aviação da Armada pela Marinha, em 1917; fotografia de Sacadura Cabral com Albert Read; grafismo de documento redigido por Gago Coutinho, Almirante na Marinha, onde atribui o desenvolvimento das viagens de alto mar a Sacadura Cabral; retrato de Sacadura Cabral; fotografia de família com destaque para Roger Suberand, mecânico francês; excerto de entrevista ao mecânico sobre Sacadura Cabral alternado com retrato do piloto; fotografia de Sacadura Cabral com Gago Coutinho. 06m12: António Silva Soares, Comandante na Marinha, explica os sistemas de orientação geográfica desenvolvidos para a aeronáutica, onde exibe e demonstra algumas das ferramentas usadas. 10m40: Rota do primeiro voo entre Lisboa e a Madeira de 1921 que usou o sistema de navegação desenvolvido por Sacadura Cabral e Gago Coutinho; fotografias do avião usado na travessia; plano da ponte 25 de Abril em Lisboa; fotografias da receção de chegada do avião no Funchal. 11m59: Vista atual do edifício do Centro de Aviação Marítima do Bom Sucesso; retrato de Sacadura Cabral; vídeo ilustrativo do planeamento da rota entre Lisboa e Rio de Janeiro; modelo do hidroavião F-400 usado como base do aparelho "Lusitânia", construído para a travessia entre os dois países; mapa ilustrativo da rota da viagem entre Lisboa e Rio de Janeiro, feita em 1922; fotografias do Centro de Aviação Marítima do Bom Sucesso, do Lusitânia no hangar e dos pilotos antes da descolagem; fotografias do hidroavião a descolar; António Silva Soares relata parte da viagem entre Cabo Verde e o Penedo de São Pedro no Brasil; fotografias do Penedo de São Pedro e do navio "República" que aguardava o hidroavião; fotografias do acidente e naufrágio do Lusitânia, acompanhadas de comentários de Quintanilha Dias, Almirante da Marinha; excerto de declarações de Roger Suberand, sobre o salvamento dos pilotos; plano próximo do diário de Sacadura Cabral onde relata o evento; retrato do piloto; notícia sobre o evento e fotografias do segundo hidroavião, o "Fairy 16", da missão em Lisboa e a ser carregado no navio brasileiro "Bagé", para ser enviado para a ilha Fernando Noronha; fotografias do hidroavião a sobrevoar o Penedo de São Pedro de forma a retomar a rota; Norberto Lopes, jornalista, relata a nova etapa da viagem a partir do Penedo, alternado com imagens do mar e traçado da rota em mapa; notícias de diversos jornais sobre o salvamento dos pilotos; fotografias do embarcamento do hidroavião "Fairy 17" no navio de guerra "Carvalho Araújo"; fotografia de sextante.