Alves Redol – Vida e Obra – Parte II
Segunda parte do documentário, sobre a vida e obra do escritor António Alves Redol.
Resumo Analítico
Vista do Estabelecimento Prisional de Caxias; imagens de arquivo, a preto e branco, do interior da Prisão de Caxias onde em 1944, esteve preso o escritor Alves Redol; exterior do grémio Vilafranquense. Depoimento de Saul de Oliveira, ex-preso político e amigo próximo de Alves Redol. Documentos dactilografados por Alves Redol, carimbados pela Direção dos Serviços de Censura. 33m44: Depoimento de Inocência Redol, irmã do escritor, referindo-se à participação do irmão como ator em várias peças de teatro. Imagens de Arquivo, a preto e branco, de espectadores numa sala de teatro (em off, depoimento de Alves Redol). Depoimento de José Rodrigues Júlio, referenciando uma peça de teatro escrita por Alves Redol. Plano geral de embarcações acostadas no porto de abrigo de Vila Franca Xira; fotografias, a preto e branco, da peça de teatro "Maria Emília"; capa da revista "Vértice". 35m05: Depoimento de Luís Francisco Rebelo, dramaturgo e historiador, referindo a importância da estreia da peça "Maria Emília", em 1946. 36m13: Fotografias, a preto e branco, de Alves Redol com amigos. Depoimento de Artur Semedo, ator e realizador, referindo a forma como Alves Redol construía os diálogos para as peças de teatro e para o cinema. 37m59: Vista da Nazaré. Depoimento de Abel Silva, conselheiro etnográfico para o filme "Nazaré". Capa de livros: "Horizonte cerrado", ilustrado por Júlio Pomar; "Os homens e as sombras" e "Vindima de sangue". Vista do rio Douro e de vinhas em socalcos; capa do livro "Porto manso"; fotografias, a preto e branco, de Alves Redol junto de um grupo de homens transportadores de vinho em barcos rabelos; imagens de Arquivo do filme "Barco Rabelo", realizado por Adriano Nazareth; homem, mulher e jovem a trabalharem numa vinha. 40m06: Depoimento de Alexandre Pinheiro Torres, escritor, referindo a trilogia do ciclo "Port Wine" em que Alves Redol denuncia a dependência económica de Portugal, em relação à bolsa de valores internacional na comercialização de vinhos. Capa do livro "Horizonte cerrado"; fotografia, a preto e branco, de Alves Redol a ser agraciado pelo Professor Egas Moniz, com o prémio "Ricardo Malheiro"; retrato de Alves Redol. Continuação do depoimento de Inocência Redol, sobre as paixões de Alves Redol intercalado com planos de rostos de mulheres. 43m16: Imagens de Arquivo, a preto e branco, da ocupação de Paris pelo exército alemão, durante a Segunda Guerra Mundial; desembarque na Normandia e libertação de Paris. Capa do livro "A França - da resistência à renascença"; fotografia de Alves Redol; capas dos romances de Alves Redol traduzidos em diversas línguas. Imagens de Arquivo, a preto e branco, de uma tourada. José Júlio, matador de touros e familiar de Alves Redol, relata a forma como transportou clandestinamente Alves Redol para Espanha, a fim de se proporcionar um encontro com o escritor Federico Garcia Lorca. Fotografias, a preto e branco, de Alves Redol; capa do romance "A Barca dos sete lemes"; imagens de arquivo, a preto e branco, da Guerra Civil de Espanha. 47m19: Depoimento de Mário Ventura, escritor sobre o romance "A Barca dos sete lemes". Capa do livro "O Romanceiro Geral do Povo Português". Depoimento de Fernando Lopes Graça, maestro e compositor, sobre a sua colaboração musical para a obra "O Romanceiro Geral do Povo Português". Nazaré: vista da aldeia, mar, pontão, pescadores a desemaranharem redes de pesca, embarcações no porto de abrigo, descarga de peixe nas docas, pescador a coser rede de pesca. Fotografia de Alves Redol junto de um pescador da Nazaré. Depoimento de Diamantino Formiga Peixe, motorista de traineiras, relatando o dia em que Alves Redol participou numa pesca; intercalado com livro de apontamentos de Alves Redol. 50m28: Capa dos romances "Uma fenda na muralha" e "Cavalo espantado"; imagens de Arquivo do Holocausto. 50m50: Depoimento de Ilse Losa, escritora, aludindo a um momento da sua vida familiar. Fotografia de Alves Redol; capa do romance "Barranco de cegos"; vista de campos de cultivo, na região de Vila Franca de Xira; campino a tocar o gado. 51m34: Depoimento de Carlos Porto, crítico de teatro sobre a obra "Barranco de cegos". Depoimento de Baptista Bastos, escritor e jornalista, qualificando o romance "Barranco de cegos", como a grande obra de referência de Alves Redol. Fotografias, a preto e branco, de Alves Redol. 52m24: Depoimento de Alexandre Cabral, escritor, relatando a sua experiência profissional com Alves Redol. Vista da aldeia do Freixiel; retratos fotográficos do escritor; capa do romance "Constantino, guardador de vacas e de sonhos". Depoimento de Constantino Ferreira, sobre o seu sentimento em relação a Alves Redol. Movimento de rua no Freixiel. Depoimento de Vlademiro Morais, comerciante, referindo a vivência do escritor na Freixiel. 54m 55: Capas dos livros "Histórias afluentes", "O muro branco", "Teatro II, o desatino morreu de repente", "Gaibéus", "Avieiros", "Fanga". Retratos fotográficos de Alves Redol. Depoimento de Alice Vieira, escritora, referindo que Alves Redol dedicou a última fase de vida literária à literatura infantil. 56m36: Fotografia, a preto e branco, do funeral de Alves Redol; campa de Alves Redol no cemitério de Vila Franca de Xira; plano próximo de uma máquina de escrever sobre uma mesa.