Outras Músicas – Parte I

00:27:18

Primeira parte do programa apresentado por José Duarte dedicado a vários genéricos musicais e à indústria discográfica, com a participação dos convidados, Graça Vasconcelos, realizadora de rádio, e José Atalaya, maestro, excertos das atuações da "Orquestra de Duke Ellington", dirigida pelo seu filho Mercer Ellington, de Joe Zawinul, teclista austríaco, e o documentário sobre músicos de rua em Nova Iorque com a banda "Dogs of Bop".

  • Nome do Programa: Outras Músicas
  • Nome da série: Outras Músicas
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: José Duarte, Graça Vasconcelos, José Atalaya
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: José Duarte. Produção: Santos Careto. Realização: Fernando Midões.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Duarte apresenta os convidados e faz um breve resumo dos temas a tratar no programa e dos filmes, comentários e concertos que serão transmitidos, Graça Vasconcelos, fala sobre as suas origens, Santa Cruz, na Ilha da Madeira, e recorda o seu ingresso e experiência inicial na Rádio Difusão Portuguesa, excerto de documentário sobre a música de rua tocada no metropolitano, com testemunho e atuação do músico francês Martial, que toca saxofone na estação de Times Square, em Nova Iorque, José Duarte, comenta o excerto, Graça Vasconcelos, fala do seu percurso profissional, referindo programas em que participou na RDP, como o "Culturando", que considera o seu primeiro trabalho de relevo, "Noites de Luar" e o "Imaginário", que vê como o trabalho mais importante da sua carreira, e o recente "A Noite dos Prodígios", mencionando a sua passagem pelo Palácio Foz como assessora de Carlos Cáceres Monteiro, Diretor-geral da Comunicação Social, e explicando o destaque dado à música neste percurso, José Atalaya, refere o trabalho que se encontra a realizar na RDP, onde é diretor, pretendendo dar a conhecer músicos portugueses ao mundo, e a sua intenção de recuperar a Orquestra Sinfónica Nacional, excerto de atuação da "Orquestra de Duke Ellington", com a cantora Anita Moore a interpretar "It Don´t Mean a Thing (If It Ain´t Got That Swing)", José Duarte, comenta o excerto apresentado e refere as características desta orquestra após a morte de Duke Ellington, compositor e pianista de jazz, José Atalaya, relata o trabalho musical que se encontra a desenvolver junto de autarquias, e fala do seu percurso académico, destacando o compositor Luís de Freitas Branco, na sua aprendizagem, e os maestros Igor Markevitch, Piero Belluggi, e Hans Zwarowski para o seu estudo de direção de orquestra, e menciona a sua experiência na recolha de música de folclore e na coordenação das comemorações pela morte dos compositores Carlos Seixas e João Domingos Bomtempo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .