Príncipes do Nada

00:34:26

Programa dedicado ao voluntariado e auxílio humanitário às crianças do CRIK, em Moçambique, ao ensino da língua portuguesa a adultos em Timor-Leste, e ao Projecto AMARA em Portugal.

  • Nome do Programa: Príncipes do Nada
  • Nome da série: Príncipes do Nada I
  • Locais: Moçambique, Timor-Leste
  • Personalidades: Catarina Furtado, Patrícia Fernandes, Rosa Martins, Gregório de Araújo, Filomena Aleixo, Emília de Deus, Fernanda Vieira, Rui Pedro, Cristina Taveira
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação e Textos: Catarina Furtado. Autoria: Nuno Santos. Produção: Susana Santos. Realização: Ricardo Freitas.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Catarina Furtado, apresentadora, faz um breve resumo do programa, início da reportagem dedicada a Moçambique, grafismo com excerto de poema de José Craveirinha, poeta moçambicano, crianças andam de baloiço, imagem de menino, parque infantil improvisado, Patrícia Fernandes fala com Catarina Furtado, brinca com as crianças moçambicanas, Patrícia Fernandes, UNICEF, fala do seu projeto e da sua experiência com as crianças, rapazes jogam futebol com equipamento desportivo mas descalços, instalações do Centro de Reabilitação Infantil de Chokwé, vista do edifício junto ao parque infantil, Catarina e Patrícia viajam de jipe por picadas lamacentas, chegam à aldeia de Lionde, distrito de Gaza, mulheres recebem-nas, crianças, mulher estende toalha no chão sobre esteira, Evelina, viúva, junto aos dois filhos menores, traz caixa de memórias da Família Zimba e coloca-a sobre a toalha, imagem do seu rosto, interior da caixa com vários documentos, passaporte, álbum de fotografias, imagens de algumas fotos, roupas do seu marido, Evelina mostra um caderno escrito por si, espécie de diário, que começa com o seu nascimento até à atualidade como um legado para os seus filhos, despedidas, filho mais bebé diz adeus, vista em movimento do bairro a partir do interior do jipe, visita a outra casa, Marta vai buscar caixa e todos se sentam no chão sobre a esteira, mostra de documentação da escola, do imóvel, fotografias de família, destaque para a sua foto de casamento, grupo de crianças assiste ao longe, mostra o livro de memórias escrito pela sua filha mais velha que se encontra ao seu lado, fecho da caixa, de volta ao CRIK, Catarina continua entrevista com Patrícia que afirma que toda a gente tem uma caixa de memórias, inclusive ela própria, apresentação da equipa de colaboradores, plano do exterior do edifício com pinturas retratando crianças em várias atividades, declarações de Gildo, Coordenador do CRIK, sobre os trabalhos de jardinagem que envolvem estas crianças desfavorecidas e em risco, plano próximo de plantas com placas em memórias de crianças do centro que faleceram com HIV ? Sida; crianças transportam cadeiras e tambor; planos próximos das mesmas a tocarem tambores junto a Catarina; esta entrevista Sandra, animadora CRIK, que fala sobre as várias atividades desportivas e culturais que são praticadas no centro sendo a sua área a da reabilitação, crianças tocam batuques e dançam, Catarina fala com o filho de Sandra, também ele utente do centro, interior das instalações, sala polivalente onde se realizam atividades recreativas e seminários, paredes pintadas com desenhos, brinquedos em verga, placa com o dístico da UNICEF e de ONG japonesa, interior de biblioteca, crianças brincam com espécie de puzzles, brincadeiras no parque infantil, continuação da entrevista a Patrícia Fernandes sobre as suas impressões de Moçambique, o seu nível de desenvolvimento e a maneira de lidar com as emoções, imagem de pés nus de mulher a caminharem na lama, imagem da mesma que leva trouxa à cabeça e filho bebé às costas, plano da mesma de costas a andar com uma galocha na mão. Grafismo com excerto de poema de Pedro Rosa Mendes, escritor português, início da reportagem de Timor-Leste, Catarina, de mochila às costas, caminha em estrada lamacenta no meio da mata, sobe montanha de Ermera, estradas bloqueadas devido ao aluimento de terras provocado pelas fortes chuvas, Catarina entra em jipe e sai em escola, cumprimenta Rosa, professora, que ensina português aos timorenses, placa que indica a turma 2º ano B, interior da sala de aula com alunos adultos nas carteiras, aula com a presença de Catarina, no quadro estão fotos e o tema da aula, Amália Rodrigues, fadista; declarações de Rosa Martins, sobre os incentivos e dificuldades sentidas, intercaladas com excertos da aula, Catarina, relata dados geográficos do país, as línguas oficiais e o ensino da língua portuguesa, Rosa põe o fado "Uma Casa Portuguesa" num gravador para os alunos ouvirem, palavras em português escritas no quadro, exterior das instalações da escola com chuva a cair, imagem de rosto de menina timorense que espreita à janela, plano próximo de dicionário da língua portuguesa nas mãos de aluno, continuação das declarações de Rosa sobre o seu método de ensino, sobre a grande força de vontade dos seus alunos para poderem vir à escola, e sobre os vários tipos de alunos bem como dos seus níveis de escolaridade, saída dos alunos da sala, Catarina fala com Gregório de Araújo, aluno, que percorre 4 horas a pé só para chegar à escola, com Filomena Aleixo, aluna, que aprende o português há já 3 anos, com Emília de Deus, aluna, que quer ser professora voluntária, exteriores de igreja, imagem de Cristo de braços abertos, Rosa fala sobre a sua terra de origem, das saudades que sente, de como assumiu esta missão, as duas saem da escola e entram no jipe, grupo de alunos diz adeus, entrada na casa dos professores, interior de cozinha, fogão com cafeteiras ao lume, grupo de professoras, imagens de várias pilhas de livros e jornais com cão aninhado no meio, declarações de Rosa e plano de mesa do lanche com os professores e Catarina sentados em redor, imagens da aula com Catarina também como aluna, imagem do rosto sorridente desta professora, momento de oração do Avé Maria com todos os alunos de pé, imagem do quadro com letra de música de Natal, janela da sala onde se vê chover copiosamente, Grafismo com excerto do livro "O Príncipezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, início da reportagem dedicada a Portugal, interior de quarto, imagem próximo de móbil e de rosto de menino, mãe brinca com a criança deitada na cama, esta desfolha livro de estórias, mãe pega no menino ao colo, pais sentados na sala com a criança a brincar deitada no chão, declarações de Fernanda Vieira, mãe do Rui Pedro, sobre a doença neuromuscular degenerativa congénita de que o filho é portador e que o impede de ter uma vida e desenvolvimento normal para além de comprometer a sua longevidade, Rui Pedro sentado em cadeira de bebé tenta fazer um jogo com a mãe e pegar nas peças; continuação das declarações de Fernanda sobre os procedimentos clínicos e as limitações com que o seu filho vive; Fernanda levanta o filho do chão e senta-o na cadeira de bebé, Catarina relata que o primeiro filho do casal também morreu em criança vítima desta doença, Fernanda fala sobre os muito cuidados que teve com as gravidezes, Cristina Taveira, publicitária e educadora infantil, vem brincar com o Rui como voluntária no âmbito de Projeto da Amara "Associação pela Dignidade na Vida e na Morte" declarações da própria sobre os motivos que a levam a ser voluntária, Cristina brinca com o Rui na companhia dos pais, pai do Rui brinca com ele e dá-lhe muitos beijos, Rui pega em peça de relógio e dá na mão da mãe como Cristina o incentiva a fazer; Catarina Furtado pede artigos de necessidade para as instituições mencionadas no programa; imagens em grafismo de cenas das reportagens com divulgação dos contactos telefónicos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .