Santo Antero – Parte I

00:52:20

Primeira parte do programa sobre a vida e obra de Antero de Quental, escritor e poeta açoriano do século XIX que teve um papel importante no movimento da Geração de 70.

  • Nome do Programa: Santo Antero
  • Nome da série: SANTO ANTERO
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Antero de Quental
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Argumento: Natália Correia. Intérpretes: António Rieff, Benjamin Falcão, Luís Filipe Rieff, Luís de Mascarenhas, Marcus Noronha da Costa, Maria Helena Cantos, Rato Machado, Rolando Alves, Carlos Rosa, Carlos Eugénio e Varela Silva (voz de Antero). Realização: Dórdio Guimarães.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reconstituição biográfica da vida do escritor Antero de Quental nascido a 18 de abril 1842, na Ilha de São Miguel, nos Açores, interpretada pelo ator Luís Filipe Rieff, que representa Antero de Quental em criança e o ator António Rieff, que representa Antero de Quental em adulto ilustrada com fotografia de Fernando de Quental e de Ana Guilhermina da Maia, pais do escritor. 12m16: Vista aérea da Ilha de São Miguel; imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres; procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres; missa. 14m38: Vista de Lisboa; chegada Antero de Quental a Lisboa; no Colégio do Pórtico; vistas da cidade de Coimbra; Antero de Quental como estudante em Coimbra; pelas ruas de Coimbra; numa casa de fados; com mulheres. 23m34: Vistas dos Açores; Antero de Quental em Coimbra a recitar; estudantes sentados na escada da Sé Nova; grupo de estudantes da Universidade de Coimbra, entre eles Antero de Quental, que criticam as ideias do romantismo, surgindo uma polémica literária que opõe duas gerações de poetas, conhecida por "Questão Coimbrã ou "Questão do Bom Senso e bom gosto" iniciada por Antero de Quental ao escrever uma carta aberta ao escritor António Feliciano Castilho com o título "Bom senso e bom gosto". 27m23: Escritor Ramalho Ortigão, representado pelo ator Rolando Alves que defende Castilho; duelo entre Antero de Quental e Ramalho Ortigão. 28m44: Antero de Quental parte para Lisboa de comboio, em 1865; vistas do porto de Lisboa; Antero de Quental a trabalhar como tipógrafo em Paris; quinta perto de Guimarães onde Antero de Quental viveu. 33m41: Oliveira Martins interpretado pelo ator Benjamin Falcão; Eça de Queirós, interpretado pelo ator Rato Machado, Abílio de Guerra Junqueiro, interpretado pelo ator Luís Mascarenhas e Ramalho Ortigão pelo ator Rolando Alves. 37m07: Antero de Quental parte para América; viagem de regresso a Portugal. 39m12: Antero de Quental dirige o jornal "A República" com Oliveira Martins, Batalha Reis, Eça de Queirós e António Enes. 40m00: Antero de Quental com amigos; discurso de Antero de Quental sobre as "Causas da Decadência dos Povos Peninsulares". 46m36: Antero de Quental em São Miguel e com Oliveira Martins.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .