Biombos Namban do Museu Nacional de Arte Antiga

00:39:28

Programa de caráter documental apresentado por Paula Moura Pinheiro que convida Maria da Conceição Borges de Sousa e Alexandra Curvelo, historiadoras de arte, para uma visita aos Biombos Namban, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, que nos contam a história do que os japoneses viam, em finais do séc. XVI, inícios do XVII, quando olhavam os comerciantes e missionários portugueses que faziam a ligação entre Macau e Nagasaki.

  • Nome do Programa: Biombos Namban - Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nome da série: Visita Guiada IV
  • Locais: Lisboa, Nagasaki, Japão
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Maria da Conceição Borges de Sousa, Alexandra Curvelo
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Convidados: Maria da Conceição Borges de Sousa e Alexandra Curvelo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vistas aéreas de Lisboa, onde se observa, zona portuária, rio Tejo, linha ferroviária de Cascais e Museu Nacional de Arte Antiga, exteriores do Museu, conjunto de biombos Namban, manual japonês sobre a utilização da espingarda de mecha, séc. XVII, pormenores dos biombos, exteriores e interiores do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria da Conceição Borges de Sousa, conservadora das coleções de arte oriental e mobiliário do museu, fala-nos sobre o primeiro par de biombos Namban, narra a partida da "Nau Negra" dos portugueses de um porto no estrangeiro, e a chegada ao Japão, autoria do pintor japonês Kano Naizen, vista panorâmica e detalhes do conjunto. Leitura de excerto da estrofe 131 do Canto X, dos "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões, panorâmica dos biombos de Kano Naizen, "S. Francisco Xavier pregando na corte japonesa do príncipe Yamaguchi", de André Reinoso, séc. XVII. Maria da Conceição Borges de Sousa, fala-nos sobre o segundo par de biombos atribuído ao pintor Kano Domi, narra o mesmo tema do par de Kano Naizen, mas a uma escala diferente, panorâmica dos biombos, detalhes das cenas representadas, contador, Índia, final do séc. XVI, contador, Portugal, final séc. XVI, contador, Japão, séc. XVI. Mostra de objetos de Arte Oriental, Polvorinho, Japão, final séc. XVI, caixa para missivas ou poemas, Japão, 2ª metade séc. XVII, estribos, séc. XVII, Alexandra Curvelo, professora de Arte da Universidade Nova de Lisboa, que acaba de editar "Obras-primas dos Biombos Nanban - Japão-Portugal - Século XVII", edição Chandeigne, fala-nos sobre a presença portuguesa na Ásia e a arte Nanban com a representação dos "Nanban-jin" os "bárbaros do sul", panorâmica de biombos Namban. 4ª Batalha de Kawanakajima; Batalha de Sekigahara, 1600; biombos. Leitura de excerto do livro "História do Futuro", padre António Vieira, século XVII, detalhe de biombo de Kano Naizen, japonês com vestes negras características dos missionários da Companhia de Jesus, retrato japonês do período Namban de S. Francisco Xavier (1506-1552). Imagem de Maria Kannon, figura budista usada para culto cristão, vista panorâmica dos dois conjuntos de biombos Namban.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .