Fila T

00:28:14

Programa de caráter cultural conduzido por Eládio Clímaco sobre teatro e questões relacionadas com as artes teatrais, com destaque para a realização da peça infantil "Vivó parque infantil" no Teatro Aberto e a peça de revista "A Paródia" pela Cooperativa de Trabalhadores de Teatro Ádòque.

  • Nome do Programa: FILA T: QUINZENÁRIO TEATRAL
  • Nome da série: FILA T: QUINZENÁRIO TEATRAL
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Eládio Clímaco
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Fernando Midões. Direção e Coordenação: Fernando Midões.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Eládio Clímaco salienta a importância do teatro infantil na formação do gosto e do público e apresenta o espetáculo "Vivó parque infantil", original espanhol com versão portuguesa de Luís de Sttau Monteiro e encenação de Armando Caldas, em cena no Teatro Aberto intercalado com cartaz; excertos da peça em que os atores convidam crianças a subirem ao palco. 39m43: Entrevista a Armando Caldas, encenador, sobre a atualidade política do trabalho realizado por Luís de Sttau Monteiro sobre o texto original dos autores espanhóis Lauro Olmo e Pilar Enciso, a adesão do público infantil ao espetáculo e o terem cruzado teatro infantil com teatro de intervenção; entrevista a José Barata Moura, ator que se estreia na peça, sobre o facto de este ser um espetáculo não alienante e deseja que a descentralização do teatro em geral e do infantil em particular alastre a todo o território nacional. 42m31: Eládio Clímaco fala do preconceito existente contra o teatro de revista e apresenta o espetáculo "A Paródia" da Cooperativa de Trabalhadores de Teatro Ádòque, com texto de José Carlos Ary dos Santos, Francisco Nicholson e Gonçalves Preto; excertos da peça de teatro que dirige críticas e satiriza a justiça, independências africanas, RTP e as relações entre Portugal e os Estados Unidos da América. 52m18: Excertos da peça "A Paródia" que dirige críticas e satiriza as intervenções do Secretariado Nacional da Informação (SNI) na RTP e RDP, condição da mulher e cena com ator caracterizado como o General António Ramalho Eanes a dirigir o trânsito dos veículos de vários partidos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .