Dramazine

00:25:34

Magazine quinzenal de divulgação teatral de autoria e apresentado por Castro Guedes com entrevistas, reportagens, noticiários e ainda com espaços dedicados à animação e à didática do teatro.

  • Nome do Programa: Dramazine
  • Nome da série: Dramazine
  • Locais: Portugal, Lisboa, Évora, Porto, Viana do Castelo
  • Personalidades: Castro Guedes, Manuel Cintra
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Castro Guedes. Locução: Fátima Castro. Produção: Mary Van Dunen. Realização: Fernando Midões.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Castro Guedes inicia o programa a divulgar estreias em Portugal com apresentação de fotografias e alguns cartazes, cartaz da peça de teatro "Encenação" de Lauro António, no Fórum Municipal Luísa Todi, fotografias da peça "A grande área" com locução, excerto da peça "Liberdade em Bremen" de R. W. Fassbinder com tradução e encenação de Hélder Costa e interpretação de Maria do Céu Guerra, João Maria Pinto, Paula Sousa, João Ricardo, Rui Pisco. Castro Guedes no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian onde decorreram os encontros informais de teatro europeu ACARTE, cartaz "Os amigos", fotografia de Mário Viegas, Carmen Dolores. Teatro Municipal São Luís, em Lisboa, inaugurado em 22 de Maio de 1894, tendo então o nome Teatro Dona Amélia, mandado construir por Guilherme da Silveira, ator, que conseguiu cativar diversos investidores, entre os quais Luís de Braga Júnior, o Visconde de São Luiz de Braga, que viria a ser o principal impulsionador do novo teatro, projeto do arquiteto francês Louis Reynaud, que lhe conferiu um ar parisiense e cosmopolita, com a queda da monarquia e fuga da família real em 1910, o visconde rebatiza a sala, e passa a chamar-se Teatro da República, em 1914 um incêndio viria a destruir por completo o teatro, em 1928 o teatro foi novamente remodelado, desta feita para adaptação a cinema, passando a chamar-se São Luiz Cine, em 1971, passa a ter o nome Teatro Municipal de São Luiz, fachada e interior, quadro com retrato dos reis Dom Carlos e Rainha Dona Amélia, escadarias, sala de espetáculo, pinturas no teto, placa com nomes de atrizes e atores que por ali passaram. Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, Castro Guedes fala da revista "Passa por mim no Rossio" a estrear Teatro Nacional Dona Maria II de Filipe La Féria, do Festival Internacional de Teatro a decorrer no Teatro Nacional Dona Maria II e no Teatro da Trindade como também em Évora e no Porto. Manuel Cintra fala de "Palavras por dentro" apresentada na semana Samuel Beckett, interior do Teatro da Trindade, exposição de fotografias intitulada "Memória de teatro" da autoria de Armindo Cardoso, Castro Guedes fala da companhia de Teatro Profissional de Viana do Castelo a partir do centro Cultural do Alto Minho no Teatro Sá Miranda.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .