Dramazine

00:30:00

Programa de informação e divulgação teatral de autoria e apresentação por Castro Guedes, com destaque para as peças de teatro que estão em cena nos vários teatros do país.

  • Nome do Programa: Dramazine
  • Nome da série: Dramazine
  • Locais: Viseu, Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Portugal, Setúbal, Portalegre
  • Personalidades: Castro Guedes, Norberto Barroca, António Reis, Deniz Jacinto, Fátima Castro, Vítor Pavão dos Santos
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Castro Guedes. Locução: Fátima Castro.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Abraveses, Viseu, o Grupo Coral Juvenil local interpreta um "Auto de Natal" na igreja católica de Abraveses, coral composto por crianças e jovens com acompanhamento de vários instrumentos musicais, também com adultos atrás, dirigido por maestro, canta numa igreja, solo de flauta e solo de criança, bebe vestido de branco é deitado em banqueta com palhas e pano branco, por Nossa Senhora na companhia de São José, uma rapariga do coro lê um texto, ao presépio vivo homens do povo trazem oferendas, um cordeiro e fruta, o coral na sua componente mais idosa, chegam os Reis magos com o incenso, ouro e mirra. Porto, Auditório Nacional Carlos Alberto, o Seiva Trupe apresenta "O Conde Barão" de Félix Bernardes, Ernesto Rodrigues e João Bastos, que segundo o encenador Norberto Barroca é uma sátira social "à portuguesa" ao novo-riquismo e oportunismo dos tempos da Primeira República, com paralelo fácil aos dias de hoje, onde se continua a escrever tão pouco para o teatro português, Norberto Barroca sentado numa cadeira no palco do Auditório Carlos Alberto, o dirigente do Seiva Trupe - Teatro Vivo, António Reis, fala do protocolo estabelecido entre este grupo de teatro e a Secretaria de Estado da Cultura sobre a cedência temporária do Auditório Nacional Carlos Alberto, enquanto não se concretiza o projeto do novo teatro do Campo Alegre, integrado no polo universitário do Porto e pertença de uma fundação a criar entre a Reitoria da Universidade e a Câmara. Municipal, António Reis, de pé, encostado a escada que pertence ao cenário montado no palco do Auditório Carlos Alberto, com os atores em cena, Paula Sá Nogueira no papel de Vampe e Miguel Meneses no papel de Galã em cena. O teatrólogo Deniz Jacinto apresenta o seu livro "Teatro", numa edição da Lello & Irmão, como uma recolha de textos dispersos e de reflexões sobre o fenómeno teatral e a sua relação com a sociedade, Deniz Jacinto sentado num sofá em sala com estante de muitos livros. Viana do Castelo, ensaio da peça de teatro "Amores de Dom Perlimplim e Belisa em Seu Jardim" de Federico Garcia Lorca, no Teatro Sá de Miranda com o grupo Teatro do Noroeste, atores ensaiam no palco. Lisboa, Museu Nacional do Teatro recebe exposição sobre a atriz e a pessoa Eunice Muñoz, a propósito da comemoração dos seus 50 anos de carreira e que cobre toda uma vida, da meninice até ao presente, busto em metal da atriz, painéis com desenhos e fotografias, muitas a preto e branco, vitrines com prémios e condecorações, público jovem acotovelando-se para ver a exposição, fotografias antigas emolduradas, manequim com vestes do passado, bustos com chapéus antigos, painéis com mais fotografias, voz off de Fátima Castro, edição de uma primeira série de postais sobre teatro pelo Museu Nacional do Teatro com o apoio de uma instituição de crédito privada, mostra de postais de teatro, pormenor, no Museu Nacional da Marioneta está em risco de perder todo o seu espólio a favor de um colecionador privado de Londres que o quer comprar, placa ferrugenta indicando a direção do museu, pormenor da placa, com o desenho de uma marioneta, rua de Lisboa, prancheta com cartaz assinalando o Museu Nacional da Marioneta, bonecos trajados, máscaras, marionetas, caixa de palco com bonecos, artefactos diversos, gravuras emolduradas, fantoches, instalações altamente degradadas, Vítor Pavão dos Santos, Diretor do Museu Nacional do Teatro dá conta do projeto que ele e a atriz Eunice Muñoz acalentam de escrever um livro de memórias sobre as experiências teatrais vividas pela atriz ao longo dos seus 50 anos de carreira, Vítor Pavão dos Santos de pé encostado a um varandim, de mãos nos bolsos. Portugal, grupos de teatro exibem peças de autores nacionais e estrangeiros, de vários géneros, para diferentes públicos, com primazia à comemoração dos quinze anos de A Barraca com atividade teatral intensa no seu espaço Teatro Cinearte, cartazes das peças "Play it Again, Sam" de Woody Allen, direção de Hélder Costa, "Uma Floresta de Enganos", original de Hélder Costa com textos vicentinos e documentos sobre a vida e obra de Gil Vicente, "O Pranto de Maria Parda", de Gil Vicente, encenação e representação de Maria de Céu Guerra e anúncio da peça "Mi Rival" de Ralph Talbot, direção de Hélder Costa, tudo no Cinearte, em Lisboa, por A Barraca, extrato sem som da peça para crianças "Sopa e Coisas Selvagens" pelo grupo Os Papa-Léguas, em Lisboa, Fátima Castro, colaboradora do Dramazine, anuncia que no Convento de Santa Clara em Portalegre está "Entradas de Palhaços", homens montam cenário no palco do portuense Auditório Carlos Alberto, onde o Seiva Trupe leva à cena "O Conde Barão", extrato mudo da peça "La Nonna" que o Teatro Experimental de Cascais apresenta no Teatro Municipal Mirita Casimiro, identificando-se os atores em palco Ana Paula no papel de Anuya e Sérgio Silva no papel de Chicho, cartaz anunciando a peça "Amor de Dom Perlmplim e Belisa em Seu Jardim" que o Teatro do Noroeste leva ao palco no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo, extrato mudo da peça "Os Dias Inteiros nas Árvores" pelo Teatro de Almada, com os atores Cecília Guimarães, Luís Vicente e NIDT em palco, Fátima Castro refere a peça "Os Cavaleiros da Távola Redonda" do alemão Christof Hein, encenação de José Peixoto, no Teatro da Malaposta, em Loures. Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi com produção do Teatro de Animação de Setúbal apresenta-se com a revista "Era uma Vez em... Setúbal", encenação de Carlos Rodrigues em parceria com Fernando Guerreiro, ator, e João Aldeia, colaborador do TAS, atores em palco, entre outros, Álvaro Félix no papel de Manel da Arrábida, Isabel Gamilho, Carlos Alberto Rodrigues no papel de Manel da Bola, Fernando Guerreiro, Célia David, Maria Piedade no papel de cantora. Lisboa, divulgação de peças de teatro em cena, por Fátima Castro, cartaz da peça "Hotel da Bela Vista" do dramaturgo alemão Ödön Von Horváth no Teatro Aberto, encenação do também alemão Hellmut Reinke, extrato sem som da peça "Má Sorte ter Sido Puta" de John Ford, encenação de João Mota, em A Comuna, com os atores João Mota e Manuela Couto, excerto do "2ª Festival da Otite", original de Carlos Paulo e encenação de João Mota, no café-teatro de A Comuna, com o ator Almeno Gonçalves em cena, extrato mudo da revista "Fomos a Votos!" no Teatro Maria Vitória ao Parque Mayer, com os atores Rosa do Canto, Carlos Miguel, Vera Mónica e Fernando Mendes, excerto da revista "Passa por Mim no Rossio", de Filipe La Féria, no Teatro Nacional D. Maria II, com os atores José Jorge Duarte e Fernanda Borsatti em cena, cartaz da peça "Desimaginação" de António Pedro pelo Grupo Persona no Clube Estefânia, cartaz de "Florbela", texto de Hélia Correia sobre Florbela Espanca, na Casa do Alentejo, com encenação e interpretação de Silvina Pereira, pelo Grupo de Teatro Maizum, a peça de teatro "Desimaginação" de António Pedro com encenação de Guilherme Filipe sobe ao palco do Clube Estefânia pelo grupo Persona. Abraveses, Viseu, o Grupo Coral Juvenil local apresenta um "Auto de Natal" na igreja católica de Abraveses, uma rapariga do coro lê um texto com acompanhamento musical, numa igreja, sob a direção de um maestro, coral composto por crianças e jovens com acompanhamento de vários instrumentos musicais, também com adultos atrás, canta, com mulher realizando um solo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .