Dramazine
Programa de informação e divulgação teatral de autoria e apresentação por Castro Guedes, com destaque para as peças de teatro que estão em cena nos vários teatros do país.
Resumo Analítico
Luís Francisco Rebelo, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, escritor, fala sobre a existência ou não de um teatro português, escritor sentado num sofá, distingue literatura dramática de dramaturgia, fala sobre a existência ou não de um teatro português, desde Gil Vicente, de literatura dramática, apesar da censura inquisitorial e fascista, esses três séculos e meio de censura são de grande prejuízo para a dramaturgia, os autores foram afastados do palco, o texto dramático é feito para ser representado, na dificuldade de realizar essa passagem pode estar aquilo que levou Almeida Garrett e Eça de Queiroz a considerar os portugueses inaptos para o teatro. Companhia Teatral do Chiado organiza a I Feira do Livro de Teatro, no Teatro Municipal de São Luiz, mãos com livro aberto, cartaz da peça "Nápoles Milionária" anuncia estreia para breve, fachada do Teatro, Rogério Paulo folheia livro que tem o título "Os Autos das Barcas", bancas com livros expostos, posters de atores nas paredes, pessoas a consultar ou a olhar os livros. Apresentação de Hélder Prista Monteiro, médico e dramaturgo, que conta a sua experiência de relacionamento com as editoras, escritor, com apresentação em off de dados biográficos, capa do livro com as peças "Os Imortais" e "O Candidato", edição da Sociedade Portuguesa de Autores, parte da capa de livro com três títulos de peças, "A Rabeca", "O Meio da Ponte", "O Anfiteatro", capas dos livros "A Bengala", "Os Faustos" com edição da Arcádia, "A Caixa", "A Vila", capa do livro com as peças "De graus" e "Não é preciso ir a Houston", edições da SPA, pormenor de pintura abstrata, com a inscrição "o mito E naturalmente!/ sempre!". Declarações de com Prista Monteiro, que se considera um privilegiado, pois tem todas as dezasseis peças que escreveu editadas, apesar das dificuldades que enfrentou em trinta e dois anos de escrita, a decisão de concorrer a todos os prémios, ganhou onze, contribuiu para isso, queixa-se da distribuição dos seus livros, que não aparecem nas livrarias, e dos "profissionais do teatro que nem sequer se dignam ler autores portugueses". Apresentação da obra de mais de trinta peças e traduzida em dezassete idiomas do dramaturgo Norberto Ávila, que exprime a sua opinião acerca da situação atual da dramaturgia portuguesa, escritor, capas de livros das peças "A Descida aos Infernos" e "O Homem que Caminhava Sobre as Ondas", contracapa de livro com biografia do autor, capa do livro da peça para crianças "As Histórias de Hakim", capa de livro da peça "As Cadeiras Celestes", prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, livros das peças "Dom João no Jardim das Delícias" e "Magalona, Princesa de Nápoles", capa do livro da peça "As Viagens de Henrique Lusitano", quatro livros, entre os quais o da peça "A Paixão Segundo João Mateus", pormenor da capa deste livro, cartaz do XI Festival Theatre de Bayonne, defende que a dramaturgia portuguesa tem qualidade para ser representada e estimada em Portugal, no seu caso pessoal, tem sido muito representado no estrangeiro e em Portugal, desde há quatro ou cinco anos, também; não se passa o mesmo com muitos dos seus colegas, só realizando cenicamente as obras se pode ver como melhorar, há obras que são êxito no estrangeiro, porque não o poderão ser em Portugal. Declarações de Romeu Correia, escritor. Síntese de peças de teatro que podem ser vistas em várias cidades do país, copa de árvore, fachada do Teatro Nacional D. Maria II, onde se exibe a revista "Passa por Mim no Rossio", fotografias de atores do "2º festival da Otite" no café-teatro de A Comuna, faixa anunciando a revista "Vamos a Votos!..." no Teatro Maria Vitória, público a sair do teatro, cartaz da revista "Era uma Vez em... Setúbal" no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, fotografia de atores da peça "Amor Também de Perdição" no Teatro do Calvário, cartaz da peça infantil "A Grande Aventura" no mesmo teatro. Excerto da peça para crianças "Sopa e Coisas Selvagens", uma criação coletiva do grupo Os Papa-Léguas, em exibição nas instalações do grupo, em Benfica, com interpretações de Ana Enes, Margarida Borges, Maria João Trindade e Mário Jorge, fachada do Teatro da Trindade com cartazes anunciando a peça "Inverno de 45", excerto da peça, fotografia a preto e branco de Adriano Luz, ator da peça "Até Que Como O Quê Quase", da Cornucópia, no Teatro do Bairro Alto, praça de Espanha com edifício da Fundação Calouste Gulbenkian ao fundo, anúncio da exibição da peça "Nunca Nada de Ninguém" de Luísa da Costa Gomes, no centro de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte, cartaz da peça "Uma Floresta de Enganos" no Cinearte, fotografias da peça "Ele Há Coisas do Diabo" do Centro Dramático da Malaposta, em digressão, fotografias a preto e branco da fachada e da sala de espetáculos do Teatro do Circo, em Braga, onde está montada a peça "Menina e Moça", fotografia a preto e branco da peça "Inês de Castro" no Teatro Universitário do Porto, à Reitoria, fotografia de alunos-atores em cena da peça "A Marcha", em exibição no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral, fotografias de atores em cena na peça "Carmela e Paolino - Varietá Sopraffino" pelo grupo italiano Pupi & Fresedde, no Teatro Maria Matos, fotografias de atores, fotografia da peça "A Queda de Ícaro" do grupo belga Plan K, no Rivoli no Porto, excerto da peça "A Mandrágora" no altar-mor do Convento de São Francisco, em Portalegre, cartaz da peça "Borda Fora", de Michel Vinaver, encenação do francês Pierre-Etienne Heymann, em exibição no Teatro Garcia de Resende, em Évora, o encenador. Excerto da peça, com os atores Fernando Mora Ramos no papel de Jean Passemar e Mário Barradas no papel de Senhor Onde, encenador num ensaio, excerto da peça, atores em palco, atuação de Luís Cardoso no papel de Butch no contrabaixo e António Baguinho no papel de Art na baterista.