1960: Porque rugem as ondas do mar… – 1961: O ano de todos os perigos – Parte I

00:27:39

Primeira parte do programa de caráter documental sobre os acontecimentos nacionais no início da década de 60: testemunhos sobre a evasão de presos políticos da prisão de Peniche, o início da Guerra Colonial em Angola, o desvio do navio Santa Maria, a invasão de Goa pelo exército da União Indiana e a fuga de estudantes e de professores das universidades portuguesas.

  • Nome do Programa: 1960: Porque rugem as ondas do mar... - 1961: O ano de todos os perigos
  • Nome da série: GERAÇÃO DE 60
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Rui Mingas, Adriano Moreira, Mário Pinto de Andrade, José Fonseca e Costa, Álvaro Cunhal, Francisco Martins Rodrigues, Rui Perdigão, Fernando Rosas, Joaquim Letria, Isabel do Carmo, José Medeiros Ferreira
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Diana Andringa. Produção: Luís de Freitas, Ana Cristina Batista e Mário Mota.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Em off, reconstituição de notícia de Telejornal, por Gomes Ferreira; imagens de arquivo: mensagem de Ano Novo do presidente da República, Américo Tomás (1960). 06m49: Depoimento de José Fonseca e Costa, à época estudante, hoje realizador de cinema, sobre os factos políticos mais relevantes da década de 50/60, refere a campanha eleitoral do General Humberto Delgado, e a atividade política de um grupo de intelectuais africanos reunidos na Casa dos Estudantes do Império. 07m55: Entrevista com Álvaro Cunhal, militante do PCP, hoje secretário-geral do partido, descreve a evasão dos presos políticos da Fortaleza de Peniche em 3 de janeiro de 1960, intercalado com imagens de exterior e interior (celas) do Forte de Peniche. 09m00: Depoimento de Francisco Martins Rodrigues, militante do PCP, que descreve e refere a ajuda do guarda da GNR José Jorge Alves, na fuga de Peniche. 12m00: Depoimento de Rui Perdigão, à época militante do PCP, sobre a sua intervenção, a partir do exterior, na fuga de militantes do Partido Comunista Português da cadeia de Peniche. Entrevista com Fernando Rosas, Joaquim Letria e Marinha de Campos, à época dirigentes estudantis, sobre a tomada de consciência política. 14m20: Depoimento de Silva Marques, à época militante do PCP, hoje deputado do PSD, de Isabel do Carmo, dirigente estudantil, hoje médica, sobre a ação política dos movimentos estudantis; imagens de arquivo: Isabel do Carmo, atuar no Teatro do Barreiro em 1960. 15m09: Entrevista com José Medeiros Ferreira, à época dirigente estudantil, hoje professor universitário. 16m27: Depoimento de Lúcio Lara, à época estudante, hoje dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), refere as organizações de jovens estudantes, a Liga Africana e a Associação Regional dos Naturais de Angola (Anangola), como um ponto de partida para a consciencialização para a independência das colónias. 17m18: Depoimento do Padre Joaquim Pinto de Andrade, presidente de Honra do MPLA, hoje dirigente da Associação Cívica Angolana. Depoimento do Padre Manuel Franklin da Costa, hoje Arcebispo do Lubango. 19m11: Rui Mingas, à época estudante, hoje embaixador de Angola em Portugal, canta "Monagambé", de António Jacinto, intercalado com imagens de arquivo de trabalho nas roças, colheita de café; Lúcio Lara, descreve o recrutamento de indígenas na época colonial para o que considera "trabalho forçado" para as roças. 21m51: Entrevista com Adriano Moreira, à época Ministro do Ultramar, hoje deputado do CDS, onde diz que "havia quem entendesse que os indígenas não tinham nacionalidade portuguesa", fala sobre as reformas na política ultramarina que defendia enquanto membro do Governo de António Oliveira Salazar, refere a sua ida às Nações Unidas como membro da primeira delegação de Portugal. 27m27: Entrevista com Mário Pinto de Andrade, à época presidente do MPLA, hoje escritor, sobre o memorandum do partido com vista à luta armada com o objectivo de autodeterminação e independência de Angola.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .