Nuno Teotónio Pereira

00:23:00

Programa apresentado pelo arquitecto Manuel Graça Dias, e dedicado ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira. Inclui referência ao seu percurso biográfico, académico e profissional, entrevista no atelier, e visita à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, uma das suas obras mais conhecidas.

  • Nome do Programa: Nuno Teotónio Pereira
  • Nome da série: Magazine de Arquitectura e Decoração
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Nuno Teotónio Pereira, Manuel Graça Dias
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: Isabel Colaço e Manuel Graça Dias Produtor: Isabel Colaço Realizador: Edgar Feldman
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Em voz off, o apresentador refere a licenciatura de Teotónio Pereira, em 1949, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; em seguida, enumera alguns dos cargos que o arquitecto já assumiu: delegado português no Comité Internacional dos Arquitectos; membro do Sindicato dos Arquitectos; presidente do Conselho Directivo da Associação dos Arquitectos Portugueses; presidente da Organização das Associações Nacionais dos Arquitectos da CEE. Destaca ainda os principais prémios atribuídos ao arquitecto: 1959 - Prémio Valmor, pelo projecto de habitação social nos Olivais Norte; 1961 - Prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, pelo bloco habitacional das Águas Livres; 1965 - Prémio Valmor, pelo projecto da nova Igreja do Sagrado Coração de Jesus; 1971 -Prémio Valmor, com o Edifício Franjinhas; 1º prémio do concurso Cidade de Lisboa, com a valorização da zona de Santa Justa; menção honrosa no concurso para o Centro Cultural de Belém; 1985 - Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte, pelo conjunto da sua obra. Realça também algumas obras do arquitecto: projecto da nova igreja de Almada; plano de urbanização e habitação para para a encosta do Restelo; e os inúmeros conjuntos habitacionais e numerosas moradias ao longo de todo o país - vários planos, fotografias, maquetes e desenhos. 06m28: Visita e entrevista a Teotónio Pereira, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Este explica o conceito subjacente ao projecto: a intregação da igreja no espaço envolvente e na cidade, bem como a existência de espaços abertos ao público - bons planos do interior e exterior. 11m30: Entrevista no atelier do arquitecto, a propósito do Edifício Franjinhas, em Lisboa. Sobre este, Teotónio Pereira diz que a ideia era encontrar uma maneira nova de relacionar as pessoas com os edifícios - fala do impacto e da polémica que na altura o projecto gerou, refere também a intervenção do artista plástico Eduardo Nery - planos vários da obra. Outra das obras que o arquitecto comenta é o Bloco das Águas Livres: projecto cujo o programa foi exclusivamente feito pela equipa de arquitectos, sem imposições do cliente, de traço muito inovador e diversificado, que surge também como uma alternativa à construção do "pato bravo" da época - bloco que tem ainda mosaicos de Almada Negreiros e de João Cargaleiro - diversos planos do edifício, exteriores e interiores. 21m27: Os arquitectos conversam ainda sobre o projecto para a Encosta do Restelo, sobretudo do ponto de vista da intervenção urbana - planeamento urbanístico - planos vários. 00:23:42 Teotónio Pereira propõe, como objecto de design, uma cadeira desenhada pelo arquitecto Bartolomeu Costa Cabral, nos anos 50 - planos desta. 24m37: Na rubrica "Sugerimos...", apresenta um candeeiro Mitral, de David Ferrer e Carlos La Puente - planos da peça.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .