Sabe quem foi Nicolau Nasoni? I

00:47:00

Primeiro de três programas da autoria de Ruy Ferrão dedicado à figura do arquiteto, pintor e escultor italiano Nicolau Nasoni, responsável pela introdução do barroco na cidade do Porto durante o século XVIII.

  • Nome do Programa: Sabe quem foi Nicolau Nasoni? I
  • Nome da série: Sabe?...
  • Locais: Porto, Lamego, Santa Marta de Penaguião
  • Personalidades: Ruy Ferrão, Flávio Gonçalves
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor, Apresentador, Produtor e Realizador: Ruy Ferrão
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vista panorâmica da cidade do Porto; Torre dos Clérigos. 03m40: Ruy Ferrão entrevista Flávio Gonçalves, Professor da Escola de Belas Artes do Porto, sobre a vida e a obra de Nicolau Nazoni; desenhos de Nicolau Nazoni. 12m00: Visita à Sé do Porto com explicações de Flávio Gonçalves; pilastras com pinturas de Nazoni; pinturas no tecto da Casa do Cabido com destaque para figuras femininas nuas; pinturas da capela-mor; portas características do estilo barroco italiano; fachada e interior do alpendre da Sé; arcos do alpendre; escadaria; pinturas degradadas do tecto da sacristia; grades do altar-mor; altar de prata com alguns elementos desenhados por Nazoni; cofre de prata; corrimão da fachada principal da Sé; estátua de S.João; chafariz na fachada norte. 29m03: Fachada da Sé de Lamego; pinturas de Nicolau Nazoni com representações bíblicas no tecto; assinatura do artista em mau estado; altares; porta da sacristia com destaque para a cruz na parte superior; porta do altar-mor; chafariz da sacristia. 33m44: Igreja de Santa Eulália em Santa Marta de Penaguião; fachada da igreja; altar-mor com arco de cruzeiro; grades de janelas; talha; púlpito; pinturas no tecto. 36m32: Fachadas da Torre, Igreja e Hospital dos Clérigos; escadaria da Igreja; janelas do Hospital em granito; sino no alto da Torre; vistas da cidade através do alto da Torre; jarras; vista aérea e desenho da Igreja dos Clérigos; interior da Igreja; púlpito sob o qual se julga estar a sepultura do artista; talha; grades; sacristia; sobreportas com símbolos marianos; caixotões com maquineta utilizada nas festas do Espírito Santo; maquineta com uma figura de um menino; fontanário da sacristia; vestíbulo com imagem de S.Miguel; portadas do hospício; escadas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .