Românico em Paço de Sousa

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Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à Igreja do antigo Mosteiro de São Salvador, em Penafiel do século XI, que abriga o túmulo de Egas Moniz, tutor e aio de D. Afonso Henriques, conforme nos explica a convidada Carla Varela Fernandes, Historiadora de Arte e Investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT.

  • Nome do Programa: Românico em Paço de Sousa
  • Nome da série: Visita Guiada III
  • Locais: Portugal, Penafiel
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Carla Varela Fernandes, Egas Moniz
  • Temas: Artes e Cultura, História, Política
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Exterior da Igreja do Mosteiro de São Salvador, em Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, exemplo do Românico em Portugal e um dos 21 monumentos que integram a chamada Rota do Românico do Vale do Sousa, pórtico de entrada, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, introduz a temática do programa, o seu interior e o túmulo de Egas Moniz. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a freguesia de Paço de Sousa assinalada, exteriores da igreja de S. Salvador com pormenores da sua arquitetura, pelourinho, claustros e fonte, pórtico de entrada com destaque para a rosácea da fachada, o túmulo de Egas Moniz, no seu interior existe uma pequena caixa de cobre com as suas cinzas fúnebres, é uma peça com altos-relevos que retratam a ida do aio de D. Afonso Henriques à corte do reino de Leão, comentários de Carla Varela Fernandes sobre este túmulo medieval, tampa tumular com inscrição epigráfica como epitáfio do tumulado que é originária do seu sepultamento e que convive com outra acrescentada posteriormente, conversa sobre a biografia de Egas Moniz e sobre os altos relevos que adornam o seu túmulo e que mostram o momento da sua morte, as carpideiras com as lamentações da morte, o momento da sua tumulação e esculturas equestres que representam o cortejo de Egas Moniz a Afonso VII de Espanha, ilustração representativa da ida do aio de D. Afonso Henriques à corte do reino de Leão e que é recontada por Camões no Canto III dos Lusíadas, painel de azulejos sobre esta lenda, bustos de Egas Moniz, a capa dos "Lusíadas", narração das lendas ligadas à figura de Egas Moniz como a da troca dos filhos e da sua linhagem dos Riba Douro, uma das cinco grandes famílias do Entre-Douro-e-Minho, o interior do Mosteiro de Paço de Sousa, também referido como Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, as suas 3 naves que lhe dão uma dimensão especial, fotografias da Abadia de Saint-Jouin de Marnes e da Igreja de Saint-Désiré, ambas em França, vistas aéreas da Igreja do Mosteiro de São Salvador com o cemitério acoplado, ilustração do Papa Gregório VII, 1020-1085, responsável pela reforma gregoriana da igreja que incita ao combate aos muçulmanos e à conquista do território, o interiores desta igreja, de estilo arquitetónico na transição entre o estilo românico e o gótico, caracterizada por paredes maciças devido às necessidades de defesa, com frestas estreitas e entrada de pouca luz, destaque para a rosácea, vista aérea do exterior deste monumento nacional, arcos apontados do teto atestam a transição do estilo arquitetónico, capitéis das colunas, comentários da fachada da igreja com figuras escultóricas, destaque para a rosácea de grandes dimensões e altamente decorada que encima o pórtico de entrada, arquivoltas com esferas, modilhões ou cachorros de várias temáticas com animais e figuras humanas que retratam os pecados venais. Panorâmica do exterior da igreja e da zona envolvente.

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