Palácio da Ajuda
Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado ao Palácio Nacional da Ajuda, ou Paço de Nossa Senhora da Ajuda, edifício neoclássico da primeira metade do séc. XIX, da autoria de Francisco Xavier Fabri e José da Costa Silva, foi residência oficial da família real portuguesa e é hoje em grande parte um museu, estando instalados no restante edifício a Biblioteca Nacional da Ajuda, o Ministério da Cultura, e o Instituto dos Museus e da Conservação, conforme nos explica o convidado José Alberto Ribeiro, Diretor do Palácio Nacional da Ajuda.
Resumo Analítico
Panorâmicas do exterior do Palácio Nacional da Ajuda, o seu interior, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, introduz a temática do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade de Lisboa assinalada, vistas do exterior do Palácio da Ajuda, em Lisboa, e da zona envolvente. Interior da Sala de Jantar com decoração de Leandro Braga segundo indicações da Rainha Maria Pia de Saboia, mesa posta com baixela de prata do casamento ou Veyrat, retratos a preto e branco de D. Maria Pia de Saboia de 1862, e de seu pai Vítor Emanuel II de Itália de 1861, destaque para o centro de mesa e candelabros, retratos de D. Maria Pia em 1880, 1896, 1870, 1895, do rei D. Luís I, seu marido, entre outras. Comentários de José Alberto Ribeiro sobre a biografia de D. Maria Pia e o contexto socioeconómico da época que se começava a torna adverso à monarquia e aos seus gastos. Destaque para o centro de mesa da baixela de prata Veyrat, declarações de José Alberto Ribeiro sobre o regicídio e os anos do fim da monarquia em Portugal, Luís Monteiro foi o 1º comprador desta peça após o seu inventário e leilão feito pelo Estado Português na época da República e que em 2014 a torna a adquirir, interior da Sala de jantar com a mesa posta a rigor, pormenores do centro de mesa, peças da baixela em exposição, destaque para a mesa de jantar com o menu em francês, conversa sobre a gastronomia apreciada na altura, fotografia a preto e branco de D. Maria Pia e D. Luís I de 1862. O interior do Palácio da Ajuda, interior da Sala do Retrato da Rainha, na parede principal destaca-se o retrato de D. Maria Pia, com 33 anos, vestida de gala, em azul e branco, cores da monarquia portuguesa numa pintura de Carolus Duran, retrato deste artista em 1880, pormenores da pintura, fotografias a preto e branco de D. Maria Pia em 1865, 1883 e 1896, comentários sobre o trabalho de beneficência da rainha, retrato do rei D. Luís I em farda de gala, retrato a preto e branco de D. Amélia e de D. Carlos, seu marido, em 1886, interior da Sala do Trono que durante quase dois séculos foi a sala da mais alta representação da Nação, os tronos são de origem portuguesa, do período joanino, século XVIII, e no topo do espaldar têm as armas de Portugal rodeadas por dois anjos tenentes, destaque para o lustre que pende no meio da sala, pintura dos tetos. Interior do Quarto de Cama da Rainha em estilo Napoleão III e com uma disposição de aparato, interior da Sala Azul, uma sala de estar íntima revestida a seda azul onde se jogava, ouvia música e se conversava à lareira, berço do Rei D. Carlos e do Infante D. Afonso, os corredores do palácio, telhados deste edifício, retratos preto e branco da família real, D. Luís, D. Maria Pia de Saboia e os filhos príncipes D. Carlos e D. Afonso em crianças, da Rainha junto aos infantes. Interior da Sala do Retrato da Rainha, canapés e bergéres, chamadas mobílias da nau pois terão pertencido à nau de D. João VI na qual a família real viajou para o Brasil em consequência das invasões napoleónicas, pintura retratando o rei D. João VI, gravura do Terreiro do Paço à época, capa do livro "A Real Barraca" de Maria Isabel Braga Abecasis, gravura do Teatro Nacional de São Carlos, relato sobre a construção do Palácio Nacional da Ajuda da autoria dos arquitetos Francisco Xavier Fabri e José da Costa e Silva em estilo neoclássico e que, apesar de várias interrupções, ficou habitável a 1862, apesar de inacabado até hoje. Vista panorâmica do Palácio Nacional da Ajuda e zona circundante, parte do edifício que ficou inacabada, interior da capela privada da rainha, de 1897, a última obra da rainha Maria Pia neste palácio, da autoria de Miguel Ventura Terra e em estilo neomedieval, pormenores da sua arquitetura, pintura a óleo sobre tela representando a Virgem com o Menino da autoria de Veloso Salgado que constitui o retábulo do oratório, vitral heráldico, câmara de entrada na capela com pinturas italianas tais como "Madalena Penitente" de Felice Ottini, 2ª metade do século XVII, "Virgem com o menino e anjos músicos", final do século XIV - início do século XV, e "A Santa Face", de El Greco, 1º quartel do século XVII é a única obra deste pintor no nosso país. Destaque para o quadro "A Família Real Portuguesa em Queluz" de Joseph-Fortuné Séraphin Layraud, 1876, vistas exteriores do palácio ao entardecer, estátua em bronze de D. Carlos I assente em pedestal de pedra da autoria do escultor Teixeira Lopes.