Mosteiro de São Martinho de Mire de Tibães
Programa apresentado por Paula Moura Pinheiro e dedicado ao retábulo de Tibães, no concelho Braga, patente no altar-mor da Igreja do Mosteiro de S. Martinho de Mire de Tibães, um dos mais espetaculares exemplos conhecidos de talha rococó conforme nos explica a convidada Sílvia Ferreira, Historiadora de Arte.
Resumo Analítico
Início do programa com imagens pelo interior da igreja do Mosteiro de S. Martinho de Mire de Tibães, altar-mor com retábulo em talha dourada do século XVIII, pormenores, Paula Moura Pinheiro, explica o tema do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para a Península Ibérica e o território de Portugal com Tibães assinalado, vista panorâmica dos exteriores do Mosteiro de Tibães, jardins, interior da igreja, pormenores do retábulo do altar-mor, comentários de Sílvia Ferreira, Historiadora de Arte, sobre o seu historial e estilo barroco, gravuras de Martinho Lutero, sacerdote e teólogo alemão, e do Papa Paulo III, capa da Bíblia Sacra em latim, menção ao movimento reformista, ilustração do Concílio de Trento, imagens religiosas, imagens a preto e branco de missa e de procissão. Pormenores do altar, das imagens sacras e das conchas que significam a ressurreição. Ilustração de cena do quotidiano dos monges beneditinos no mosteiro, gravura de São Bento, fundador da Ordem de São Bento ou Ordem Beneditina, uma ordem religiosa católica de clausura monástica, gravuras de beneditinos, grafismo com mapa que mostra a implantação dos beneditinos no noroeste da Península Ibérica, ainda antes de Portugal existir como nação independente, exterior de mosteiro beneditino, ilustração de batalha e dos reis católicos. Exteriores do Mosteiro de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina portuguesa e no século XVI tornou-se a casa-mãe da Ordem para Portugal e Brasil, interiores do Mosteiro, livro manuscrito antigo, Sala do Capítulo com paredes decoradas com painéis de azulejos, no exterior aqueduto e sistema de águas correntes, zona agrícola, espigueiros para secar e guardar cereais, tanque, interior da biblioteca, celas dos monges com cubículos individuais para as sanitas e claustro. Sílvia Ferreira comenta o alto preço deste retábulo, o desenho do mestre entalhador, o processo de feitura e de montagem das peças, altar-mor, destaque para a talha dourada, finas folhas de ouro, que reveste a madeira, destaque para a capela dedicada a Santa Gertrudes com colunas de estilo maneirista e teto com cabeças de anjos. Outra capela de estilo joanino com anjos de corpo inteiro dedicada ao Santíssimo Sacramento e capela dedicada à Assunção da Virgem, imagem sacra da Virgem com o menino, folhas de videira, cachos de uva e meninos adornam as colunas. Órgão executado por Frei José Vilaça, nos finais do século XVIII, adornado na sua base por criaturas grotescas que relembram os demónios, e no topo adornado por imagens das virtudes teologais.