Museu Nacional de Soares dos Reis
Programa apresentado por Paula Moura Pinheiro e dedicado ao autorretrato de Aurélia de Sousa, pintora portuguesa, selecionado no ano 2000 pela Royal Academy of Arts de Londres para representar a arte que se fazia em 1900 no mundo inteiro, uma das obras-primas da pintura portuguesa de todos os tempos conforme nos explica a convidada Filipa Lowndes Vicente, Historiadora.
Resumo Analítico
Exteriores do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, faz o resumo do tema a tratar, o destaque para a tela "Autorretrato" de Aurélia de Sousa, de 1900, catálogo da exposição 1900 Art at the Crossroads, da Royal Academy of Arts de Londres onde consta este quadro. Grafismo do globo terrestre com destaque para a Península Ibérica e o território de Portugal com a cidade do Porto assinalada, vistas da cidade do Porto, sequência de imagens com panorâmica da cidade, da ribeira com o rio Douro, metro na Ponte D. Luís I, exterior do Palácio da Bolsa, Sé do Porto, estátua do Infante D. Henrique, fachada de edifícios, elétrico em circulação, igrejas geminadas Igreja das Carmelitas Descalças e Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Torre dos Clérigos, exterior do Museu Nacional de Soares dos Reis instalado no Palácio dos Carrancas, exposição de pintura e escultura, destaque para a escultura "O Desterrado" da autoria de António Manuel Soares dos Reis, imagens das salas de exposição de pintura. Destaque para "Autorretrato" de Henrique Pousão de 1878, óleo sobre tela, "Autorretrato" de José Tagarro de 1929, "Autorretrato" de Armando de Basto de 1917 e "Autorretrato" de Aurélia de Sousa de 1900. Comentários de Filipa Lowndes Vicente, Historiadora e Investigadora do ICS da Universidade de Lisboa, sobre o espólio de pintura deste museu que é essencial para o conhecimento da arte no virar do século, sobre a tradição do autorretrato na pintura feita por mulheres, quadro "No Atelier" de Aurélia de Souza de 1916, comprado por Columbano Bordalo Pinheiro à autora enquanto Diretor do Museu do Chiado, quadro "O Grupo do Leão" de Columbano Bordalo Pinheiro de 1885, "The Academicians of the Royal Academy" de Johann Zoffany de 1771-2, que mostra pintadas as duas mulheres fundadoras, as pintoras Angelika Kauffmann e Mary Moser, conversa sobre a biografia de Aurélia de Sousa, pormenores do seu autorretrato e da sua ligação à fotografia. Vistas do Porto, Casa da Música, Paula Moura Pinheiro e Filipa Lowndes Vicente entram na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, sobrinha de Aurélia de Sousa, destaque para alguns quadros especialmente para outro "Autorretrato" de Aurélia de Sousa mas neste travestida de Santo António, comentários sobre esta tela, fotografia de Aurélia de Sousa vestida de Santo António que a pintora usou como base de estudo para o quadro, relato dos estudos de Aurélia de Sousa em Paris, capa do livro "Studying Art Abroad, and How to Do It Cheaply", de Abigail May Alcott Nieriker. Fotografia a preto e branco da Academia Julian, de Paris, que admitia mulheres como alunas, escola privada de pintura e escultura, fundada em Paris em 1867 pelo pintor francês Rodolphe Julian, capa do livro "The Journal of a Young Artist, 1860-1884", de Marie Bashkirtseff, sua aluna. Quadros estudo "De castigo" e "Interior, Rapariga a fazer renda de bilros", de Sofia de Souza, irmã de Aurélia de Souza, relato dos dados biográficos de Aurélia de Souza, retrato a óleo do seu pai, António Martins de Sousa, que emigrou para o Chile para fazer fortuna, fotografia a preto e branco de Aurélia com as suas irmãs. Retrato de perfil de Sofia de Souza, fotografia a preto e branco de Sofia a pintar perante o olhar de Aurélia, destaque para o "Autorretrato" de Sofia de Souza onde ri abertamente, pintura "Rittrato delle sorelle dell´artista" de Sofonisba Anguissola dev 1555, também um dos raros retratos onde o retratado se encontra a rir, retrato de Olinda Peres, sua mãe, e de uma das suas irmãs, "Retrato de Estela", da autoria de Aurélia de Sousa, retrato a preto e branco da pintora a andar de bicicleta. Pinturas da "Quinta da China", onde passou a última fase de sua vida e faleceu, interior da Sala de Pintura de Aurélia de Sousa na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, sua sobrinha, destaque para Santo António, como autorretrato a óleo, pintura enigmática mas que não será alheia ao facto da artista ter como data de nascimento o dia de Santo António.