Igreja de São Lourenço em Almancil

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Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à Igreja de São Lourenço, em Almancil, região do Algarve, devotada a Lourenço de Huesca, é considerada uma obra-prima do Barroco europeu segundo nos explica o convidado José Meco, Historiador de Artes Decorativas.

  • Nome do Programa: Igreja de São Lourenço em Almancil
  • Nome da série: Visita Guiada II
  • Locais: Portugal, Almancil
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, José Meco
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Exterior da Igreja de São Lourenço, em Almancil, paredes e tetos revestidos a painéis de azulejos que contrastam com o altar em talha dourada, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, resume a temática do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a freguesia de Almancil assinalada, vistas panorâmicas em movimento desta freguesia, exteriores da Igreja de S. Lourenço, pormenores arquitetónicos, torre sineira, interior, comentários de José Meco sobre o historial desta igreja construída a mando das gentes locais e da Congregação de S. Lourenço, como cumprimento da promessa feita pelos moradores do local que desesperados com a falta de água imploraram o patrocínio do Santo, exteriores deste edifício religioso que prima pela simplicidade com cúpula sobre a capela-mor o seu interior que exibe a riqueza da azulejaria barroca e da talha dourada, pórtico de entrada com ornamentos decorativos em azulejo que revestem todo o seu interior, abóbada da nave, cúpula da capela-mor, paredes todas com azulejaria decorativa do século XVIII com painéis datados de 1730 e assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes, importante elemento do ciclo dos mestres da azulejaria portuguesa, ilustrando diversos episódios da vida de S. Lourenço, santo mártir. Imagens do Claustro do Convento de S. Francisco, em Salvador da Bahía no Brasil, também revestido a painéis de azulejos, e de alguns dos painéis, referência da mistura do azul e do dourado, o "ouro sobre azul" que é uma característica luso-brasileira, destaque para pormenores de talha dourada a encimar os nichos, pormenores arquitetónicos e decorativos do interior da igreja, exterior da mesma, explicação sobre as artes decorativas que sempre existiram em Portugal e foram amplamente utilizadas ao contrário de outros países que as consideravam menores. Painel com episódio da vida de S. Lourenço e que mostra a excelência de Policarpo de Oliveira Bernardes mas também do seu pai, António de Oliveira Bernardes, painel de azulejo intitulado "Pregação de S. João Baptista", de António de Oliveira Bernardes e outros intitulados "Fuga para o Egito" e "Aparição da Virgem do Pilar a São Tiago", ambos de Gabriel del Barco, para ilustração da ideia de grandes mestres de artes decorativas em Portugal, destaque para inscrição no painel com o nome de Policarpo de Oliveira Bernardes "que pintou esta obra de azulejo", relato dos dados biográficos deste artista, pormenores dos painéis que mostram a sua técnica, pormenores das pilastras da nave que separam as capelas e nalguns traços dos azulejos que mostram a intervenção de outro artista que ajudou Policarpo de Oliveira Bernardes, provavelmente Valentim de Almeida, telas a óleo "A Ronda da Noite" de Rembrandt, "Júpiter e Calisto" de Rubens e "A Criação de Adão na Capela Sistina de Michelangelo que ilustram a assinatura do artista através do seu traço, pormenores das pilastras com serafins que provavelmente terão sido pintado por Valentim de Almeida, João Meco aponta para a encomenda dos azulejos ter sido para oficina de Lisboa, a melhor à época, mas que a talha dourada terá sido trabalho dos entalhadores da região. Vista das pilastras que circundam as capelas, abóbada sobre a capela-mor revela trabalho de grande minúcia artística tanto a nível da pintura em si como da própria colocação dos azulejos, vitral que ilumina os painéis, destaque para os pilares que exibem um conjunto de alegorias às Virtudes - Liberdade, Pobreza, Castidade, Obediência, Piedade, Paciência, Temor a Deus, Entendimento, Humildade, Perseverança, Justiça e Verdade, mostra de algumas, plano geral do interior da igreja.

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