Quatro Igrejas do Centro Histórico de Faro

00:31:30

Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à influência da escravatura africana no Algarve, especialmente em Faro, e do seu processo atípico de integração conforme nos explica o convidado Francisco Lameira, Historiador de Arte da Universidade do Algarve.

  • Nome do Programa: Quatro Igrejas do Centro Histórico de Faro
  • Nome da série: Visita Guiada II
  • Locais: Portugal, Faro
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Francisco Lameira
  • Temas: Artes e Cultura, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vista panorâmica de Faro, no Algarve, quadro "Chafariz d´el Rey no século XVI", de autor desconhecido 1570-1580, com referência à escravatura, Paula Moura Pinheiro, Apresentadora, faz o resumo do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade de Faro assinalada, panorâmica em movimento da cidade de Faro, vistas, centro histórico, estátua de D. Afonso III, ruelas típicas, ninho com cegonha, Arco da Vila, monumento nacional, placa toponímica do Largo da Sé, grafismo com mapa e o local da Igreja da Sé assinalado, exterior da Sé de Faro, torre sineira e relógio, pórtico de entrada, travelling pelo seu interior, imagens fixas do Núcleo Museológico do Mercado de Escravos, em Lagos, Francisco Lameira fala sobre a miscigenação entre os escravos negros da África subsariana e a população de Faro. Pórtico da Sé de Faro, exterior, explanação do seu historial, imagens de Silves, grafismo com mapa da região do Algarve com as cidades de Lagos, Silves e Faro, que disputavam a sede do bispado, panorâmica de Faro com a Ria Formosa, exterior da Sé de Faro, em 1577, quando o bispo do Algarve era D. Jerónimo Osório, a Igreja de Santa Maria foi ascendida a sede episcopal da Diocese do Algarve, substituindo assim a de Silves em estilo gótico, o seu interior, capelas laterais, estatuária de 2 negros lampadários, com lâmpadas para iluminação, destaque para o brasão do Bispo D. Simão da Gama, retrato a óleo do próprio, Francisco Lameira refere os protetores dos negros em Faro, como Nossa Senhora do Rosário, S. Benedito e Santa Efigénia. Imagem fixa da Igreja de São Francisco, no Porto, relato da Sé de Faro como local de culto da comunidade africana do século XVI, pormenores dos negros lampadários, relato da proteção da confraria e das atribuições de cartas de alforria, da miscigenação entre as duas comunidades, retrato do Bispo D. Simão da Gama, descendente de Vasco da Gama, interiores e exterior da Sé de Faro. Mapa de percurso entre a Sé de Faro e a Igreja Paroquial de S. Pedro, em Faro, exterior e interiores desta última, altar e capelas, pintura a óleo de negros a prestar devoção a Nossa Senhora do Rosário, pormenores das suas vestes europeias que levam a presumir que são livres e com algum status. Mapa de percurso entre a a Igreja de S. Pedro e a Igreja do Carmo da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, também em Faro, exterior desta última, interiores, destaque para altar em talha dourada, representação em estatuária de Santa Efigénia e de Santo Elesbão, ambos de raça negra, e fundadores da Ordem Carmelita na Etiópia. Imagens de estátuas constantes da Procissão do Triunfo da autoria de Manuel Martins e seus discípulos. Mapa de percurso entre a a Igreja do Carmo e a Igreja de Santo António dos Capuchos, em Faro, exterior e interiores da mesma, altar-mor, colunas com esculturas de negros embutidos que fazem parte do Arco Triunfal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .