Henrique Pousão no Museu Nacional Soares dos Reis

00:27:06

Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado ao Museu Nacional Soares dos Reis, no Palácio dos Carrancas, no Porto, com destaque para a obra do jovem pintor Henrique Pousão, pertencente a 1ª geração naturalista, conforme nos explica a convidada Elisa Soares, Conservadora e Historiadora de Arte.

  • Nome do Programa: Henrique Pousão no Museu Nacional Soares dos Reis
  • Nome da série: Visita Guiada II
  • Locais: Portugal, Porto
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Henrique Pousão, Elisa Soares
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Sara Oliveira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Exterior do Museu Nacional Soares dos Reis, destaque para a escultura "O Desterrado", de Soares dos Reis, obras escultura e pintura, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, faz o resumo da temática do programa, junto aos quadros "Esperando o Sucesso" e "Autorretrato", ambos da autoria de Henrique Pousão. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade do Porto assinalada, vistas da cidade do Porto, zona ribeirinha junto ao rio Douro, centro da cidade, alguns dos seus monumentos emblemáticos, exterior e entrada no Museu Nacional Soares dos Reis, interiores, interior da Sala Henrique Pousão, destaque para as suas pinturas "Velha a Dobar" de 1881, "Flores" de 1884, "Mulher da Água - Capri" de 1883, e "Esperando o Sucesso" de 1882. Comentários de Elisa Soares sobre este último óleo, que atrai sempre as atenções dos visitantes, retratando um rapaz italiano, pormenores e explicações do quadro. Paisagens de Capri, vários quadros de Henrique Pousão, relato sobre as estadas do pintor em França e Itália, retrato de Henrique Pousão sentado ao cavalete de 1879, retrato de Henrique Pousão de 1880, retrato de grupo de 1882-83, retrato de Henrique Pousão de 1883, narração sobre a sua carreira artística e o início da sua doença, tuberculose, que o vitimou aos 25 anos. Destaque para as telas a óleo "Napolitana" de Marques de Oliveira (1853-1927), "Um Traje de Capri", de Silva Porto (1850-1893), "Casa Rústica em Campanhã", Henrique Pousão de 1880, "O Nascimento de Vénus", de Alexandre Cabanel de 1863, "Campo de Trigo", de Berthe Morisot, (1841-1895), e "Ensaio no Palco", de Edgar Degas, (1834-1917), pintores todos contemporâneos e que se influenciaram mutuamente. Pormenores dos quadros de Henrique Pousão como "Aldeia de Saint-Sauves" de 1881, "Paisagem - Saint-Sauves" de 1881, "Paisagem Abertura da Rua Alexandre Herculano" de 1880, "Paisagem - Anacapri" de 1883, "Rapariga Deitada no Tronco de Uma Árvore" de 1883, "Senhora Vestida de Preto" de 1882, "Caminho de Capri" de 1882, "Cabeça de rapaz romano" de 1882, "Escadas de um pardieiro - Roma" de 1882, "Janela das persianas azuis", "Mendigo Lapita" de 1880, e "Autorretrato" de 1878. Pormenores da tela "As Casas Brancas de Capri" de 1882, região para onde se mudou devido à sua doença, fotografia a preto e branco de época da Academia de Belas Artes do Porto, onde iniciou os seus estudos artísticos, quadros sobre as ruas e paisagens de Capri. Destaques para as obras "Paisagem - Anacapri" de 1883, "Caminho de Caprile" de 1882, "As Casas Brancas de Capri" de 1882, referências aos modelos infantis e juvenis que ornamentam as paisagens de Henrique Pousão, quadros "Cecília" de 1882, e "Cansada Cachopa de Capri" de 1882, fotografias a preto e branco de crianças ciociara. Tábuas pintura sobre madeira de choupo de Henrique Pousão que caracterizam a parte final da sua vida, destaque para 3 tábuas que registam o vulcão Vesúvio e que funcionam como um diário gráfico de viagens. Tábuas com pintura de casa soterrada, do casario a refletir-se na água, do casario de Roma, do Porto de Barcelona, do quintal do primo, fotografia a preto e branco de Francisco Pousão (18830-88), pai do pintor, que juntou e doou a obra de Henrique Pousão à Academia de Belas Artes do Porto. Reverso da tábua pintada onde consta um número e uma inscrição, um trabalho de catalogação do pai do pintor, outra tábua com a data da sua execução feita pelo próprio artista. Pintura a óleo "Autorretrato", capa do livro "Henrique Pousão", de Bernardo Pinto de Almeida, que reflete sobre o legado de cerca de 200 trabalhos, entre desenhos, esboços e telas, de um dos maiores pintores portugueses do século XIX. Panorâmica geral da Sala Henrique Pousão.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .