Alcino Soutinho

00:25:00

A obra do arquitecto Alcino Soutinho, nome associado à chamada "Escola do Porto". No seu atelier, em conversa com o arquitecto Manuel Graça Dias, Alcino Soutinho fala sobre a sua visão da arquitectura e revisita a sua obra construída mais relevante, com destaque para os projectos da Universidade de Aveiro, Banco Fonsecas & Burnay do Porto, e Paços do Concelho de Matosinhos.

  • Nome do Programa: Alcino Soutinho
  • Nome da série: Magazine de Arquitectura e Decoração
  • Locais: Porto, Matosinhos
  • Personalidades: Alcino Soutinho, Manuel Graça Dias
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: Isabel Colaço e Manuel Graça Dias Produtor: Isabel Colaço Realizador: Edgar Feldman
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

00:02:28 Em voz off, o apresentador traça uma breve biografia do arquitecto, que, desde 1973, é professor na Faculdade de Arquitectura do Porto; refere a sua investigação em museologia, em Itália, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1971); destaca os diversos 1º prémios que já lhe foram atribuídos, nomeadamente pelos seus projectos para o novo edifício dos Paços do Concelho de Matosinhos; para o edifício da reitoria da Universidade Nova de Lisboa; pelo Monumento aos Calatravos (em conjunto com Siza Vieira, Augusto Amaral e o escultor Lagoa Henriques). Enumera também algumas das obras mais significativas de Alcino Soutinho: Paços do Concelho e Museu de Sousa Cardoso, em Amarante; Pousada de Vila Nova de Cerveira; casa Pinto Sousa, em Ofir; Edifício sede do Banco Fonsecas & Burnay, no Porto; Departamentos de Cerâmica e Vidro e de Química, na Universidade de Aveiro, entre outras - planos vários das obras, fotografias, maquetes e desenhos. 00:04:35 Entrevista no atelier do arquitecto, onde este explica os projectos para os departamentos da Universidade de Aveiro - os programas distintos e consequentes diferenças entre os dois edifícios - bons planos do exterior e interior das duas obras. 00:08:07 Planos vários do edifício do Banco Fonsecas & Burnay - o arquitecto comenta o projecto em gaveto e a intenção de estabelecer a ligação com os edifícios contíguos, bem como com a própria Avenida da Boavista. Explica ainda o seu projecto para a casa Pinto Sousa, em Ofir - com relevância para o facto da envolvente ser apenas o pinhal -, manifesta que entende a obra como um objecto isolado, e explica a utilização da dupla parede como uma espécie de máscara. 00:12:59 Visita aos Paços do Concelho de Matosinhos. Alcino Soutinho enuncia o seu conceito de arquitectura muito ligada à terra, reflectido na sua obra pela inexistência de consolas ou de corpos balançados, onde tudo assenta directamente na terra. O edifício de Matosinhos é uma expressão desse conceito, bem como das circunstâncias espacio-temporais em que foi projectado. Planos do arquitecto no interior dos Paços do Concelho, onde este explica a democraticidade que tentou conferir-lhe através da assembleia como espaço aberto. Diz que o desenho de todo o mobiliário foi estimulado pelo facto de se inserir num projecto de arquitectura. 00:24:16 Alcino Soutinho escolhe uma cadeira sua, desenhada em 1973, enquanto objecto de design. 00:25:41: Na rubrica "Sugerimos...", propõe um conjunto de candeeiros "Blue Bird", de Jorge Pensi.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .