Voltar a Macau – Parte III
Terceira parte do programa com exibição do documentário "Arquivos do Entendimento: Voltar a Macau", um olhar sobre os 10 anos deste território que regressou à soberania chinesa, sob a designação de RAEM - Região Administrativa Especial de Macau, gozando de um elevado grau de autonomia pelo período de 50 anos, exibido e integrado neste programa de entrevistas devido à sua temática.
Resumo Analítico
Sucessão rápida de imagens de Macau, em algumas aparecendo a bandeira portuguesa hasteada, comparando o legado da presença portuguesa com as tradições próprias do território. Apresentação de Celina Veiga de Oliveira, historiadora, sobre a multiculturalidade e multinacionalidade dos seus habitantes bem como o facto de ser Património Mundial da Humanidade. 03m19: Vistas de Macau à noite com luzes de néon, fonte luminosa, imagens antigas a preto e branco de Macau, Ruínas de São Paulo, a fachada do que era originalmente da Catedral de São Paulo, movimento de rua, vendedores, vistas panorâmicas, noite de Macau, excerto da cerimónia de transferência de soberania para a China com pormenor do hastear da bandeira chinesa, cumprimentos de Rocha Vieira, último Governador de Macau, destaque para Jiang Zemin, presidente da República na altura. Vistas panorâmicas atuais a partir de interior de miradouro. 06m39: Declarações legendadas de Edmundo Ho, Chefe do Executivo 1999/2009, sobre o cumprimento da "Declaração Conjunta"; vistas aéreas de Macau, do Casino e da marina, dança tradicional com dragão, inauguração do casino com enchente de populares (in "Ratoeiras de Macau", blog "Sítio do Imaginário" do pintor Nuno Barreto); animação computorizada de chegada de caravela portuguesa, juncos (barcos chineses). Estátua da deusa Á-Má, templo; declarações de Alberto Alecrim, jornalista reformado, de O Men Sang, presidente da Associação Ma Kok Miu, Dom José Lai, Bispo de Macau, sobre a multireligiosidade, parte do exterior da Sé Catedral de Macau, exterior do Templo de A-Má com rocha pintada com motivo de embarcação, turistas tiram fotografias a igrejas, declarações de Luís Sequeira, padre jesuíta, intercaladas com imagens de estudantes fardadas com uniformes das escolas católicas, de Luís Sá Cunha, Instituto Internacional de Macau, sobre a tolerância e liberdade religiosa; painel de azulejos sobre a descoberta de Macau pelos portugueses. 12m11: Interior de casino com jogadores, destaque para roleta, vários jogos, dados, slot machines, jogos de cartas, comentários de Alberto Alecrim sobre o excesso de locais de jogo, e de Miguel Senna Fernandes, advogado presidente da Associação dos Macaenses, de Luís Sequeira, Padre jesuíta, de Dom José Lai, Bispo de Macau intercaladas com imagens de casino, de Manuel Trigo, Centro de Formação Jurídica e Judiciária, de Manuel Joaquim das Neves, Direção de Inspeção e Coordenação de Jogos, sobre os malefícios do jogo na juventude macaense, informação de linha aberta de aconselhamento para o tratamento do vício do jogo, homens jogam Mahjong e outro jogo de tabuleiro, animação nas ruas. 16m50: O que mudou em Macau: animação computorizada do território de Macau e a sua explosão urbanística, bandeira de Portugal, bandeira da China, bandeira da Região Administrativa Especial de Macau, hasteada ao vento. Declarações de Jorge Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau, Wu Ziliang, administrador da Fundação Macau, Mário Évora, médico, Filipa Simões, Designer, Rui Rocha, presidente do Instituto Português do Oriente, Luís Sá Cunha, Miguel Senna Fernandes, sobre o que mudou em Macau após a transferência de soberania; exterior de casas e prédios, traça arquitetónica, declarações de O Men Sang, Carlos Marreiros, arquiteto, Rocha Dinis, jornalista diretor do jornal "Tribuna de Macau", Conceição Júnior, artista Plástico, sobre as mudanças. Interior da televisão de Macau, estúdios, régie, declarações de Jorge Silva, Jornalista da Teledifusão de Macau, Costa Antunes, diretor dos Serviços de Turismo, intercaladas com vistas panorâmicas de Macau, dos seus casinos, de Alberto Alecrim, Herculano Sousa, diretor Geral do Banco Nacional Ultramarino, intercaladas com movimento de pessoas, prédios, trânsito urbano, de Edite Silva, diretora da Escola Portuguesa de Macau, chinês idoso a andar de bicicleta, casinos modernos tipo Las Vegas, Torre de Macau (uma torre de comunicação e entretenimento), riquexó, declarações de João Trigo, aluno da Escola Portuguesa de Macau, Jorge Neto Valente, advogado e presidente da Associação dos Advogados, noivos na rua para fotos, cão vestido para o casamento, noivos entram em carro ornamentado com bonecos da Hello Kitty. 22m41: Comentários de Luís Sequeira, Conceição Júnior, sobre a liberalização do jogo e a melhoria da qualidade de vida, vista panorâmica em movimento de Macau, edifícios típicos de dois andares, arranha-céus, prédios de traça colonial portuguesa misturada com asiática, de Luís Sá Cunha, Miguel Senna Fernandes, vistas de Macau à noite, casinos iluminados, de Salles Marques, presidente do Instituto de Estudos Europeus, sobre o desenvolvimento económico, turístico e social, movimento de rua, prédios em construção. Comentários de Manuel Carvalho, cônsul português em Macau, Fernando Gomes, proprietário do Restaurante "O Fernando", Alberto Alecrim, Roldão Lopes, presidente dos Correios de Macau, James Chu (legendadas), Designer Wu Ziliang, sobre a maturidade cívica e política dos cidadãos em relação aos seus governantes, de Vasco Rocha Vieira, último Governador de Macau, Jorge Rangel, sobre o respeito do acordo sino-português. 31m35: O que Ficou para Trás: montra de ourivesaria com peças em ouro, interior de banco com atendimento ao público, maços de notas de patacas, contagem manual e por máquina de dinheiro. Exterior do Banco Nacional Ultramarino de Macau, declarações de Herculano Sousa, Manuel Carvalho, fila de espera no exterior do restaurante português, "O Fernando", interior, cozinha em funcionamento, sala de refeições, comentários de Fernando Gomes, Manuel Trigo, Amélia António, advogada presidente da Casa de Portugal em Macau, Alberto Alecrim, Carlos Marreiros, exterior do edifício do Leal Senado, do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais à noite, da Praça do Senado, sobre a substituição dos símbolos da república portuguesa pelos de Macau, símbolo do edifício do Leal Senado, Wu Ziliang, vista da parte antiga de Macau (cidade velha), de Roldão Lopes, Luís Sequeira, sobre a conservação do património arquitetónico; interior de igreja com fiéis. 40m46: Declarações de Costa Antunes, diretor dos Serviços de Turismo, sobre a manutenção das infraestruturas básicas criadas pela administração portuguesa, de Rui Rocha, Ruínas de São Paulo, destaque para as placas toponímicas das ruas com os nomes em português e em chinês, Manuel Carvalho, Rocha Vieira, gravura do farol e da capela da Guia, Rocha Dinis, sobre a continuidade da cultura portuguesa, de Jorge Neto Valente, e de Edmund Ho (legendadas). 45m20: Quanto pesa uma bandeira: exterior do antigo Palácio do Governador; excerto da cerimónia oficial da Transferência de Soberania de Macau para a República Popular da China a 20 de Dezembro de 1999, hino nacional enquanto a bandeira portuguesa é arreada, dobrada e entregue ao Governador; declarações de Rocha Vieira, exterior do Consulado português que conserva a bandeira nacional, e de Manuel Carvalho. 47m25: A Língua Portuguesa em Macau: coro infantil macaense canta em português, rua com calçada portuguesa, declarações de Rui Rocha, João Trigo, exterior da Escola Portuguesa de Macau, de Carolina Tam, aluna da Escola Portuguesa de Macau, Edite Silva, sobre o aumento do interesse na aprendizagem da língua portuguesa, de Manuel Trigo, Fernando Gomes, Matthew Li, aluno da Escola Portuguesa de Macau, Miguel Senna Fernandes, Roldão Lopes, Alberto Alecrim, exterior do edifício dos Correios, plano próximo de selos de Macau, comentários de Roldão Lopes, Amélia António, Filipa Simões, Manuel Carvalho, Rocha Vieira, Jorge Silva, Edite Silva, Alberto Alecrim, Edmund Ho, Dom José Lai, Luís Sequeira, sobre a implementação da lusofonia em Macau como plataforma de ligação entre a CPLP e a China, a convivência pacífica da comunidade portuguesa no território e a manutenção da multiculturalidade e multirracialidade. Declarações de Jorge Silva e Rocha Dinis sobre a ausência de qualquer tipo de censura ou pressão nos meios de comunicação social, de Luís Sá Cunha, Mário Évora, médico, e Conceição Júnior. 01h04: Uma Porta para a China: imagens aceleradas de movimento de pessoas nas Portas do Cerco (posto fronteiriço), declarações de Manuel Carvalho, Herculano Sousa, Amélia António sobre a falta de empresas portuguesas em Macau, de Miguel Senna Fernandes, sobre a falta de estratégia empresarial, de Manuel Trigo, Filipa Simões, excerto de imagens de stand português numa feira internacional, de Dom José Lai e Jorge Rangel. 01h10m05: Um País Dois Sistemas: exterior de casinos, declarações de Luís Sá Cunha, Rocha Dinis, James Chu (legendadas), Luís Sequeira, Jorge Neto Valente, sobre a abertura e liberdade que se vive em Macau, artigos chineses, jardim chinês. 01h15m46: Mais Longe ou Mais Perto: Declarações de Amélia António, Roldão Lopes, Mário Évora, Herculano Sousa, Salles Marques, cartaz do Festival da Lusofonia, de Jorge Silva, Alberto Alecrim, Amélia António, Conceição Júnior, Luís Sequeira sobre o distanciamento do governo português do legado histórico português deixado em Macau e do interesse único nas questões europeias e esquecimento de outras, de Matthew Li e João Trigo. 01h22m48: Os Próximos Quarenta Anos: imagens aceleradas de casinos, excerto da cerimónia oficial de inauguração do "Venitian", o maior hotel e casino do mundo, fogo de artifício; sobre este tema comentários de Miguel Senna Fernandes, Manuel Trigo, Herculano Sousa, Conceição Júnior, Luís Sá Cunha, Dom José Lai, imagens de ruela com popular de bicicleta, de interior de fábrica de confeção com máquinas de costura (a parte pobre em contraste com o luxo que se implementa), de Carlos Marreiros, exterior da Universidade de Macau, da Torre de Macau e da ponte à noite, de Wu Ziliang, Jorge Neto Valente, Luís Sequeira, Mário Évora, Fernando Gomes, Rocha Vieira, transporte de ferido em maca para ambulância, táxi, o respeito pelas diferenças e a harmonia na convivência, de Matthew Li e João Trigo, Costa Antunes, Alberto Alecrim, Edmund Ho, Filipa Simões, sucessão de imagens de condutor de riquexó a acenar, de sapateiro de rua, roulottes de venda de comida, pequenos comerciantes, vista do entardecer a partir do Templo de Á-Má, passeio noturno nas ruas com nome português, Ruínas de São Paulo à noite e vários casinos.