Marcelo Rebelo de Sousa nos Açores

00:20:35

Açores, Ilha do Faial, em direto da Horta, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, discursa durante a Sessão Solene comemorativa do Dia da Região Autónoma dos Açores, na Assembleia Legislativa Regional.

  • Nome do Programa: Notícias do dia 05/06/2017
  • Nome da série: Noticiário diário do ano de 2017
  • Locais: Ilha do Faial
  • Personalidades: Marcelo Rebelo de Sousa
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 3
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Frases do discurso de Marcelo Rebelo de Sousa: "É um dia de festa para todos os portugueses e, em especial, para os açorianos, tanto os que residem nas Ilhas como os que integram a Diáspora nas quatro partidas do mundo" 11m52: "Só uma visão limitada, felizmente ultrapassada, poderá encontrar contradição insanável entre esses princípios. Existiram, existem e sempre existirão pontos de tensão, como é próprio e saudável num regime democrático", (...) "O que importa ter em conta é, como disse, que o princípio da unidade do Estado, por um lado, e o princípio da autonomia dos Açores e da Madeira, por outro, não são sistemáticas, lógica ou praticamente necessariamente antagónicos" (..) "É mais do que tempo de todos compreendermos que as diversas perspetivas sobre o alcance dos princípios estruturantes da República não só são naturais como são desejáveis, no quadro de uma democracia consolidada e amadurecida, que rejeita o unanimismo de pontos de vista e promove o diálogo franco, elevado e leal entre os poderes políticos". 11m53: (...) "simular que não existem pontos de atrito entre conceções distintas sobre a autonomia regional e os seus desígnios", e é desejável até que "esse espírito de debate se alargue e envolva sociedade civil como um todo". 11m56: "Importa dizer, sem equívocos ou eufemismos que, enquanto assistimos em vários lugares da Europa e do mundo a graves riscos de fragmentação e desintegração de comunidades políticas que até aí julgávamos serem sólidas e estáveis, Portugal se apresenta como um país pacífico " o terceiro na última ordenação mundial -, saudavelmente coeso, unido na partilha do mesmo sentido de desígnio comum" (...) "esse desígnio se traduz num sentimento agregador que tanto se encontra num riquíssimo arquipélago situado no meio do Atlântico, cheio de alma e de capacidade de afirmação, como no coração de um português emigrado". 11h58m: "não há contradição entre a autonomia regional e a unidade nacional" (...) "se há algo que os açorianos se orgulham é da singularidade de cada uma das nove ilhas que compõem este arquipélago". "seria cómodo mas enganador simular que não há pontos de atrito; o que importa no entanto é ter em conta que o princípio da unidade do Estado e a Autonomia não são necessariamente antagónicos. É Portugal que nos une".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .