Uma Questão de Palavras

00:24:59

Magazine de literatura apresentado por Luísa Mellid-Franco onde se apresentam as obras literárias "O triunfo do bastardo" de Tom Sharpe, "Máscaras de Narciso: estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal" de Clara Rocha, "Literatura" de Salvato Telles de Menezes, "Aquém e além montes: textos de andarilho" de José Viale Moutinho e "Prefácio para uma personagem só" de Pedro Barbosa, entrevistando-se os autores das últimas quatro e contando com a crítica literária da primeira por Dóris Graça Dias, crítica literária, e ainda a apresentação do álbum "Douro" pelo seu autor, o sociólogo António Barreto.

  • Nome do Programa: Uma Questão de Palavras
  • Nome da série: Uma Questão de Palavras II
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Luísa Mellid-Franco, Clara Rocha, Salvato Telles de Menezes, Dóris Graça Dias, José Viale Moutinho, Pedro Barbosa, António Barreto
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Luísa Mellid-Franco. Locução: Nunes Forte. Produção: Maria José Barroso. Edição: José António Crespo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Luísa Mellid-Franco fala sobre o "Dicionário cronológico de autores portugueses" organizado pelo Instituto Português do Livro e coordenado por Eugénio Lisboa, declarações ilustradas com capas do primeiro e do segundo volume do livro. Rubrica novidades literárias: capas dos livros "A margem obscura" de José María Merino, "Vozes e ruídos: diálogos com adolescentes" de Daniel Sampaio, "Sud-express: poesia francesa de hoje", antologia de poesia editada pela Relógio d'Água; "A barragem" de Júlio Moreira, "Como água para chocolate" de Laura Esquivel, "XY: a identidade masculina" de Elisabeth Badinter, primeiro volume do livro "Conta-corrente" de Vergílio Ferreira, "O olhar das mulheres" de Max Gallo e "A rainha e eu" de Sue Townsend. Capa do livro "Máscaras de Narciso: estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal"; declarações de Clara Rocha sobre os motivos que a levaram a empreender o estudo, os autores abordados no livro, a abrangência do estudo, as dificuldades do tema e a popularidade do mesmo, declarações ilustradas com pormenores da capa do livro "Máscaras de Narciso: estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal". Capa do livro "Literatura" da coleção "O que é" editada pela Difusão Cultural, declarações de Salvato Telles de Menezes sobre os objetivos do livro "Literatura", o público-alvo do livro e a legibilidade do mesmo. Capas dos livros "Wilt", "A alternativa Wilt", "Wilt na maior", "A epopeia de Mr. Skullion", "Balbúrdia na cidade", "Atentado ao pudor", "Vícios ancestrais" e "O triunfo do bastardo" de Tom Sharpe, Dóris Graça Dias fala sobre o carácter humorístico do livro "O triunfo do bastardo", o assunto do livro, a capacidade narrativa do autor e a verosimilhança das situações retratadas pelo autor. Capa do livro "Aquém e além montes: textos de andarilho", declarações de José Viale Moutinho sobre a temática do livro "Aquém e além montes: textos de andarilho" e a veracidade da biografia do salteador "Zé do Telhado", declarações ilustradas com pormenores da capa do livro. Capa do livro "Prefácio para uma personagem só", Pedro Barbosa fala sobre a abordagem do universo da infância no seu livro. Capa do álbum "Douro" editado pela Inapa na coleção "Espírito do lugar", António Barreto fala sobre a sua ligação ao Douro, o fascínio do Douro, o convite para fazer o livro, o ecletismo do livro, as características sociológicas da região, as polémicas históricas em torno do controlo do Douro e a dificuldade dos trabalhos nas vindimas, declarações ilustradas com vista geral da zona ribeirinha da cidade do Porto, Ponte D. Luís I e barcos rabelos no Rio Douro, apresentação do álbum "Douro", exposição da História Social e Económica da região ilustrada com fotografias do álbum (barcos rabelos, trabalhos nas vindimas, encostas das montanhas do Douro, fabrico de pipas de vinho e de cestos, transporte de pipas de vinho e leito do Rio Douro).

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .