Maior que o pensamento: Combate

00:54:55

Programa documental de caráter biográfico dedicado à vida e obra de José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Zeca Afonso), Compositor, Músico e Intérprete de Música de Intervenção, um dos mais originais e destacados criadores nacionais no século XX, através de depoimentos de amigos e colaboradores, imagens de arquivo e atuações inéditas com enfoque na sua vida de professor e na sua dedicação à música de intervenção.

  • Nome do Programa: Combate
  • Nome da série: Maior que o pensamento
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Zeca Afonso (José Afonso), Rui Pato, Malangatana, Eugénio Lisboa, Adelino Gomes, José Niza, Carlos Correia (Bóris), José Jorge Letria, Francisco Fanhais, Vitorino Salomé, Fausto Bordalo Dias, Pedro Feytor Pinto, Gilberto Gil, Luís Pastor, José Mário Branco, Camilo Mortágua, Sérgio Godinho, Luís Cília, Caetano Veloso, Otelo Saraiva de Carvalho, Arnaldo Trindade
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Joaquim Vieira. Produção: Lila Lacerda.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Sucessão de fotografias a preto e branco de Zeca Afonso na infância, adolescência e idade adulta, com família e amigos. Declarações de Rui Pato, Músico e Médico, sobre o processo criativo de Zeca Afonso, imagens em movimento a preto e branco de bairro de lata e em off a música "Elegia", 1964, de Heitor de Vasconcelos, Colecionador de discos, que mostra o 1º disco editado "Baladas e Canções", de 1964, de José Ribamar, Amigo e Médico brasileiro, sobre este disco, grafismo com a capa do mesmo. 06m06: Atuação de Zeca Afonso com o tema musical "Já o Tempo se Habitua", de 1969, fotografias a preto e branco de Zeca Afonso com a sua 2ª mulher, Zélia, em Moçambique com os locais, em ensaios, comentários de Malangatana Valente Nguenha, Pintor, sobre o interesse de Zeca pela música africana e de como interagia com os moçambicanos, de Eugénio Lisboa, Engenheiro e Poeta, e Maria Helena Afonso dos Santos, Filha, sobre a aversão que o pai sentia pela guerra colonial; imagens a preto e branco de combates no mato durante a guerra colonial e em off o tema "Menina dos Olhos Tristes", 1969. Eugénio Lisboa relata a época em que Zeca é professor no Liceu Pêro de Anaia, na cidade da Beira, e em Lourenço Marques, e de como se manifesta contra o colonialismo, o que lhe causa problemas com a PIDE, a polícia política do Estado Novo, depoimentos de Carlos Adrião Rodrigues, Advogado, Malangatana, João Afonso dos Santos, Irmão, sobre o seu interesse e estudo da cultura moçambicana, fotografias de Zeca e equipa a fotografar e filmar bairros africanos, do quotidiano das senzalas, em off a música "Lá no Xepangara", de 1973. Maria Helena Afonso dos Santos relembra o caso em que o pai colaborou com um grupo de teatro local, musicando uma peça de Bertolt Brecht, "A Excepção e a Regra", sucessão de fotografias a preto e branco dos ensaios musicais com o off da música "Coro dos Tribunais", 1967. Fotografia de Zeca com Zélia e as filhas Maria Helena e Joana, depoimentos de Adelino Gomes, Jornalista radiofónico, sobre a chegada de Zeca a Portugal em 1967 e sobre não ter ninguém à sua espera, de Maria Helena Afonso dos Santos sobre a entrevista de Adelino Gomes à chegada do seu pai e da sua colocação como professor em Faro e em Setúbal. 18m08: Imagens a preto e branco de arquivo da RTP de pescadores na descarga do pescado, desembarque de passageiros do ferryboat, movimento de rua com o off da música "O Que Faz Falta", 1973. Maria Helena Afonso dos Santos fala sobre as visitas que o seu pai recebeu em Setúbal, associações académicas, do PCP, imagens e fotografia do Café Central de Setúbal que Zeca Afonso frequentava, declarações de Jorge Luz, Amigo e Professor, Henrique Guerreiro, Amigo e Diretor de Empresa, sobre as tertúlias em casa do Zeca, os livros, os discos estrangeiros, Eugénio Lisboa e João Afonso dos Santos, sobre a paixão do Zeca pelo ensino que era maior do que pela música, de Francisco Naia, Aluno em Aljustrel e Músico, fotografias a preto e branco do músico. 20m57: Imagens a preto e branco de arquivo da RTP de declarações de Zeca Afonso em 1976 sobre a sua experiência a lecionar no Liceu de Faro, declarações legendadas de Benedicto García, Músico, José Niza, Músico, Médico e Produtor Musical discos Orfeu, Arnaldo Trindade, Editor Discográfico, Carlos Correia (Bóris), Músico e Professor Universitário, grafismo com a capa do disco "Cantares de Andarilho", 1968, de José Jorge Letria, grafismo com capa do disco "Contos Velhos, Rumos Novos", de 1969, Rui Pato, Francisco Fanhais, sobre a luta do Zeca contra a ditadura, as tournées, de Vitorino Salomé, Músico, Fausto Bordalo Dias, Músico, sobre as atuações interrompidas pela polícia, de Heitor de Vasconcelos que mostra um disco de vinil do Zeca riscado propositadamente pela censura, de Adelino Gomes. 26m37: Fotografias a preto e branco de Zeca Afonso e em off o tema "Ó Vila de Olhão", 1964, excerto de imagens de pescadores na faina, descarga do pescado na lota, vista de Olhão; comentários de José Niza, Arnaldo Trindade, Pedro Feytor Pinto, Vitorino Salomé, sobre o papel da censura nas poesias, nas atuações, nos discos e na rádio. Imagens de arquivo RTP de Zeca Afonso a cantar "A Morte Saiu à Rua", 1972, declarações de Rui Pato, Carlos Correia, grafismo com capa do disco "Traz Outro Amigo Também", de 1970, de Gilberto Gil, Músico brasileiro, legendadas de Benedicto García, sobre as digressões no estrangeiro, fotografias das atuações, de José Jorge Letria, legendadas, de Artur Reguera, Professor, Luís Pastor e Paco Ibañez, Músico, sobre os concertos do Zeca na Galiza, Espanha. Imagens de Zeca Afonso com outros músicos, relatos de Vitorino Salomé, legendadas de Paco Ibañez e de Carlos Correia, sobre o papel fundamental de José Mário Branco, grafismo com capa do disco "Cantigas do Maio", de 1971, sucessão de fotografias a preto e branco de atuações musicais de Zeca Afonso com o tema "Coro da Primavera", 1971, em off. 38m35: Comentários de José Niza, José Mário Branco, Músico, Carlos Correia, sobre a parceria com José Mário Branco no trabalho do álbum "Cantigas do Maio", de como decorreu a gravação, fotografia da época de Zeca com José Mário Branco, imagens a preto e branco de grupo de Cante Alentejano, rosto de ceifeira, trabalho agrícola, com off da música "Grândola Vila Morena", 1971, utilizada como senha pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), comandados pelos Capitães de Abril, que instaurou a democracia, com a Revolução de 25 de Abril de 1974. Relatos de Camilo Mortágua, Amigo e Revolucionário, sobre quando conheceu Zeca, de Sérgio Godinho, sobre os concertos na Maison de la Mutualité, centro de congressos e concertos em Paris, de José Mário Branco, grafismo com panfleto político que acusa Zeca de ser colaboracionista com o regime fascista, de Luís Cília, Músico, gravação da voz de José Afonso na Sala da Mutualité em Paris, a 10 de Novembro de 1970, sobre este panfleto. Comentários de José Jorge Letria sobre o radicalismo da extrema esquerda e os confrontos no espetáculo do Zeca na Mutualité. 44m54: Imagens de arquivo RTP de atuação de Zeca Afonso com o tema "Canto do Moço", 1970, declarações de José Jorge Letria, Maria Helena Afonso dos Santos, António Correia, Pároco de Palmela (1967-75), Francisco Naia, Jorge Luz e Artur Reguera, sobre a prisão de Caxias onde Zeca esteve detido em 1973. Grafismo com desenho de rosto de Zeca Afonso e letra manuscrita de canção composta durante o cativeiro, imagens a preto e branco arquivo RTP do exterior do Forte-prisão de Caxias com guardas prisionais a fazerem a ronda, do interior deste estabelecimento, da cela, vista em movimento do exterior e em off o tema "Era Um Redondo Vocábulo", de 1973. Declarações de José Mário Branco e José Niza, sobre o processo criativo, grafismo com capa do disco "Venham Mais Cinco", de 1973, grafismo com guardanapos manuscritos pelo Zeca com apontamentos para este disco. Comentários de Caetano Veloso, Músico brasileiro, de José Jorge Letria, Adelino Gomes e José Niza sobre o concerto de 29 de Março de 1974 com todos os cantores de intervenção portugueses, do momento em que sobem ao palco e cantam em conjunto o "Grândola Vila Morena", fotografias deste concerto; entrega dos Prémios Casa da Imprensa no Coliseu dos Recreios. Depoimentos de Otelo Saraiva de Carvalho, Militar, Comandante Operacional do 25 de Abril de 1974, José Jorge Letria e Jorge Abegão, Amigo e Sociólogo, sobre a forte presença policial neste evento e a escolha deste tema como senha do levantamento militar. 55m11: Imagens de arquivo a preto e branco da Revolução de 25 de Abril com off da música "Grândola Vila Morena".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .