O céu e os astros – Parte I

00:24:47

Primeira parte da entrevista de Maria João Seixas a Maria Flávia de Monsaraz, escultora e astróloga e Fernando Carvalho Rodrigues, cientista e responsável máximo pelo primeiro satélite português o PoSAT-1, sobre a evolução da Astrologia e Astronomia, a relação da ciência e do Cosmos na interpretação do mundo e a importância da inteligência intuitiva do Homem numa nova era que é anunciada.

  • Nome do Programa: O céu e os astros
  • Nome da série: Quem Fala Assim...
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Maria João Seixas, Maria Flávia de Monsaraz, Fernando Rodrigues, Stanley Kubrick
  • Temas: Artes e Cultura, Ciência e Tecnologia, Educação
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Maria João Seixas. Colaboração: Maria de Fátima Bonifácio. Produção: Rui Esteves, Maria de Fátima Cavaco e Paulo Cardoso. Realização: Fernanda Cabral.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Logótipo do filme "2001- Odisseia no Espaço" realização de Stanley Kubrick de 1968. Maria João Seixas apresenta o tema do programa. Maria Flávia de Monsaraz aborda os seguintes assuntos: percurso desde estudante de artes plásticas até à paixão pelo Cosmos, relação bidimensional e interdependente da astronomia e da astrologia, importância acrescida da astronomia face à astrologia na atualidade e explicação pessoal para a crença na astrologia, interpretação da realidade dependente da intuição, diferenciação da vidência da linguagem astrológica, motivo para a leitura em massa do horóscopo. Tópicos referidos por Fernando Rodrigues: percurso como aluno, o gosto pelos desafios na relação do ensino com a vida quotidiana, incentivo dos docentes à curiosidade científica, definição de astrologia segundo o Ocidente, crítica às invenções das universidades geradas em função do lucro, a origem da astrologia associada à geometria, o lançamento do livro "A alma de Deus" como forma de desmistificar a realidade, diferença entre fantasia e crença numa imagem que constitua a verdade, visão da resolução geométrica do Mundo pelos matemáticos da antiguidade clássica face aos limites impostos pela ciência. Apresentação do filme "2001 Odisseia no Espaço" acompanhado pela valsa " Danúbio Azul" da banda sonora do filme.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .