A Evolução da Caça

00:22:50

Programa apresentado por João Filipe Flores Bugalho sobre o papel e a evolução da caça, desde os tempos pré-históricos até à atualidade.

  • Nome do Programa: A Evolução da Caça
  • Nome da série: A Caça e a Conservação da Fauna
  • Locais: Vila Viçosa, Leiria
  • Personalidades: João Filipe Flores Bugalho
  • Temas: Ambiente e Energia, Desporto, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: Hélder Mendes e João Filipe Flores Bugalho. Locução: Serenella Andrade. Produtor e Realizador: Hélder Mendes.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vila Viçosa, exterior da fundação da casa de Bragança; museu da caça, pinturas a óleo, gravuras, colecção de troféus de caça de Manuel Lobo de Carvalho; intervenção de João Filipe Flores Bugalho sobre a necessidade de coordenar a caça com a protecção da fauna, visando o desenvolvimento das zonas rurais de Portugal. 05m08: Armas de caça primitivas, arcos e flechas, presentes no interior da sala de trófeus do castelo de Vila Viçosa, armas atuais usadas na caça maior; apresentação da evolução da caça desde os tempos pré históricos aos atuais, como processo fundamental da sobrevivência humana. 05m57: Espécies que constituem o património cinegético português; coelho, raposa, cervo, perdiz com crias, aves de rapina, javali e veado. 07m03: Declarações de José Luís Raposo, director do Museu Nacional de Arqueologia, sobre a evolução dos utensílios e técnicas de caça na era pré histórica; pinturas rupestres e exemplos de peças de pedra lascada usadas como pontas de lanças e flechas, pinturas alusivas à caça na pré história. 09m21: João Luís Cardoso, da Universidade Nova de Lisboa, descreve as características de instrumentos de caça utilizados pelo homem primitivo no período de transição do neolítico para a idade dos metais; variadas lâminas de sílex, cobre, bronze e ferro. 11m28: Escavações arqueológicas de Conímbriga, com destaque para os embutidos retratando cenas de caça; exterior e interior do castelo de Leiria, pormenor do túmulo de Dom Pedro, Conde de Barcelos, filho de Dom Dinis, decorado com cenas de caça de montaria. 13m33: As mudanças que a presença árabe provocou nos métodos de caça, principalmente a introdução da caça de altanaria, com aves de rapina; referência à obra de Dom João I "Livro da Montaria", obra principal do panorama cinegético da época; gravuras do séc. XVII e painel de azulejos alusivos a cenas de caça como atividade da nobreza; referência à introdução das armas de fogo. 15m16: Intervenção de João Filipe Flores Bugalho sobre as alterações legislativas sobre a caça desde o reinado de Dom José, passando por Dom João VI, Dom Miguel e Dom Carlos, complementada com gravuras e fotografias da época. 20m23: Fauna cinegética caçada atualmente e as técnicas utilizadas; caçadores caçam patos de salto; veados no seu habitat natural. 22m29: Passatempo sobre caça e conservação da natureza, apoiado pela Direcção Geral das Florestas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .