Repórteres da Terra – Parte I

00:14:46

Primeira parte do programa apresentado pela jornalista Rita Saldanha sobre a Natureza, o Consumo, o Ambiente e a Ecologia. Temas abordados: a polémica em torno da permissão da União Europeia (UE) para a importação de soja e milho manipulados geneticamente, o que levanta questões sobre os efeitos que esses alimentos poderão ter para a saúde, reações à possibilidade da entrada de produtos, como a soja e o milho, manipulados geneticamente no mercado português, após a União Europeia (UE) ter permitido oficialmente a importação destes alimentos e o projeto do Instituto de Pesquisa de Abordagens Integradas à Agricultura que utiliza plantas imunes à poluição para absorver os metais pesados da terra, fazendo, desde modo, a sua limpeza no Reino Unido.

  • Nome do Programa: Repórteres da Terra
  • Nome da série: Repórteres da Terra
  • Locais: Portugal, Paris, Reino Unido
  • Personalidades: Rita Saldanha, Francisco Ferreira, Jorge Morgado
  • Temas: Ambiente e Energia, Ciência e Tecnologia, Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Rita Saldanha. Jornalistas: Rita Saldanha e Sandra Vindeirinho. Produção: Maria João Rolão Preto.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reportagem da jornalista Sandra Vindeirinho sobre as produtos transgénicos: produtos alimentares expostos; garrafas de óleo vegetal; queijo fresco; travelling por estufas; plantas num laboratório; manipulação e corte das plantas; grafismos sobre a manipulação genética; Evguenia Beckman, Instituto Gulbenkian da Ciência, explica o processo de manipulação e admite que não seria capaz de comer um tomate que tivesse celulose; a técnica da manipulação genética utilizada por multinacionais norte-americanas; campo de flores; debulhadora em movimento; cultivo das plantas; pessoas escolhem produtos vegetais e frutas num supermercado; consumidores escolhem fruta numa mercearia. 06m39: Declarações de Francisco Ferreira, Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, alerta para a necessidade de se aplicar o princípio da prevenção para impedir a alteração de ecossistemas e de se fazer um controlo rigoroso sobre os produtos geneticamente modificados que são importados; grafismos com a legislação da UE sobre a manipulação genética; rótulos de produtos. 08m51: Reportagem de Sandra Vindeirinho sobre a importação de soja em Portugal: empilhadora coloca um contentor num camião; bulldozer carrega sementes de soja; vivo de Sandra Vindeirinho junto a um monte de gãos de soja; campo de milho; classificação do milho manipulado geneticamente pela empresa multinacional norte-americana CIBA; João Matias Rodrigues, importador, coloca sementes na mão; João Matias Rodrigues, importador, admite que as sementes geneticamente modificadas já poderão ter entrado no mercado português e afirma cumprir as normas da UE; folha de milho; maçaroca de milho; Rui Vidal, investigador de engenharia genética, assegura que os alimentos geneticamente alterados não representam perigo para a saúde das pessoas; monte de grãos de soja; consumidores escolhem produtos num supermercado; operadora de caixa regista as compras de cliente; Jorge Morgado, Associação de Defesa do Consumidor (DECO), considera que não há informação científica suficiente que permita fazer uma rotulagem eficaz dos produtos geneticamente modificados; camião em movimento; Torre Eiffel em Paris; fachada do Palácio de São Bento onde funciona a Assembleia da República. 13m22: Imagens com logótipo sobre a experiência de transformação de plantas normais em plantas imunes à poluição, em Londres, Reino Unido: terreno com pequenas plantações das plantas imunes à poluição; declarações legendadas de Steve McGrath, cientista, nas quais explica o objetivo do processo, o modo como se verifica a absorção dos metais e as suas vantagens, nomeadamente em termos de redução de custos; vasos com as plantas; cientista manipula amostras; tubos de ensaio.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .