Souto de Moura

00:25:00

Programa sobre o arquitecto Eduardo Souto de Moura, entrevistado no seu atelier pelo arquitecto Manuel Graça Dias. Resumo biográfico e percurso profissional, sendo destacadas as suas obras mais importantes, nomeadamente a Casa das Artes no Porto.

  • Nome do Programa: Souto de Moura
  • Nome da série: Magazine de Arquitectura e Decoração
  • Locais: Porto
  • Personalidades: Eduardo Souto de Moura, Manuel Graça Dias
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: Isabel Colaço e Manuel Graça Dias Produtor: Isabel Colaço Realizador: Edgar Feldman
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Em voz off, o apresentador traça o percurso académico e profissional do arquitecto: licenciatura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1980; colaboração com o arquitecto Siza Vieira; assistente da Faculdade de Arquitectura do Porto, entre 1981 e 1990; professor convidado nas Escolas de Arquitectura de Harvard, Zurique e Dublin; participação em diversas conferências e seminários em escolas europeias e americanas. Refere ainda os vários prémios que lhe foram atribuídos: Prémio Fundação António de Almeida; Prémio Antero de Quental, pelo Mercado Municipal de Braga; 1º Prémio no concurso para a reestruturação da Praça do Giraldo, em Évora; 1º Prémio no concurso para um hotel em Salzburgo, na Áustria; 1º Prémio de Design, em Itália (1990); Prémio Secil pelo Centro Cultural da Sé/Casa das Artes, no Porto. Dos principais projectos de Souto de Moura destaca o café do Mercado Municipal de Braga; habitação para a Quinta do Lago, projecto para a Bienal de Veneza; apartamento na Foz do Douro; departamento de Geociências da Universidade de Aveiro; edifício de escritórios no Porto - vários planos das obras, fotografias, desenhos e maquetes. 00:04:40 Entrevista ao arquitecto, no seu atelier, durante a qual este comenta algumas das suas obras. Quanto ao departamento de Geociências, em Aveiro refere a sua recusa em utilizar o tijolo, conforme o plano, e as razões da opção pela pedra e o betão - planos do projecto ainda em construção. A partir do exemplo do seu projecto, para um edifício de escritórios, explica as condicionantes económicas e sociais a que estão sujeitos os projectos para edifícios públicos e o desajuste entre o discurso do cliente, o poder público, e o discurso do arquitecto. Também fala do seu projecto para a Casa das Artes e dos conceitos subjancentes: edifício em três frentes - um alçado para a rua, um para o jardim e outro para a cidade, todos distintos - bons planos do interior e do exterior, com destaque para alguns pormenores arquitectónicos. Diz que os edifícios não têm apenas que responder a programas específicos mas, também, que contribuir para situações que não acha correctas. 00:18:19 Planos do apartamento da Foz do Douro - Souto de Moura refere o desafio que foi arquitectar "uma casa dentro de uma casa" e a liberdade que teve para levar a cabo o projecto. Refere ainda o novo projecto de uma moradia para a Avenida da Boavista, o facto de ser construída sob ruínas e o aproveitamento das pedras aí existentes para projectar um alçado/plano pictórico. 00:23:20 O arquitecto explica como entende o processo de desenhar mobiliário. Escolhe como objecto uma cadeira de Arne Jacobsen - plano desta e de peças de Souto de Moura. 00:25:32 Na rubrica "Sugerimos...", é mostrado um "Vaso Conde", de Borek Sipek.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .