Olga Cadaval

00:45:48

Documentário sobre Olga Álvares Pereira de Melo, Marquesa de Cadaval, ilustrado com recital de Nella Maissa, pianista, e Elsa Saque, cantora lírica, realizado na Quinta da Piedade em Colares, e entrevista à Marquesa sobre aspetos biográficos e profissionais, entre outros temas.

  • Nome do Programa: Olga Cadaval
  • Nome da série: Retratos em Si
  • Locais: Colares
  • Personalidades: Olga Cadaval, Nella Maissa, Elsa Saque
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: Filmes de Amanhã. Realização: Jorge Alves da Silva.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Leitura de texto sobre a memória e a importância da informação ilustrada por vista do interior da casa da Marquesa do Cadaval com cortinas a esvoaçar junto a janela aberta, vista do exterior a partir de janela, mesa com livros e documentos, cortina amarrada, sala, lombadas de livros, corte de pé de livros, fotografias do Papa João Paulo II, lombadas de enciclopédias, capa de livro sobre a aristocracia europeia, dálias, fotografia de família, caixa de madeira. 06m31: Grafismo "Quinta da Piedade, Colares", sala, Marquesa do Cadaval a ler jornal, grafismo com convite para recital de Elsa Saque, cantora lírica, e Nella Maissa, pianista, receção em casa da Marquesa com pessoas a beber, comer e a conviver alternado com planos dos rostos de Natália Correia, poetisa e Elsa Saque. 09m48: Grafismos "Green de Fauré", "La Vie Intérieur de Duparc" e Chanson Triste de Duparc" alternado com atuação de Nella Maissa ao piano e Elsa Saque a interpretar os poemas "Green" de Paul Verlaine e musicado por Gabriel Fauré, "La vie antérieure" de Charles Baudelaire musicado por Henri Duparc e "Chanson Triste de Duparc" de letra de Jean Lahor musicada por Henri Duparc. 19m31: Grafismo "Ah, Vienne, Non Tardare: Ária da Ópera Bodas de Fígaro de Wolfgang Amadeus Mozart", pessoas na assistência, atuação de Nella Maissa ao piano e Elsa Saque a interpretar a ária "Deh vieni, non tardar" da Ópera "As Bodas De Fígaro", Nella faz vénia e Elsa agradece os aplausos, planos de elementos da assistência entre os quais Natália Correia e a Marquesa, pessoas sobem escada e aplaudem, retrato de Olga, sala de estar. 24m48: Grafismos "Setembro de 1982", "Em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial (1939/1945)", "José Ortega y Gasset" e "Sociedade de Concertos, Atividades" alternado com entrevista a Olga de Cadaval, na sua sala, sobre a vinda e as primeira impressões de Portugal, o seu estabelecimento em Colares, o abandono de Itália, o interesse pelas atividades culturais, a sua vivência em Portugal durante a II Guerra Mundial, o convívio com o filósofo José Ortega y Gasset, a presidência da Sociedade de Concertos e a organização de concertos. 31m04: Grafismos "Os artistas russos, Salazar, pequena História", "Que fazer? Como fazer?" e "Viver com o que vai mudando" alternado com entrevista sobre a vinda de músicos russos a Portugal durante o Estado Novo e a autorização concedida pelo Presidente do Conselho de Ministros António de Oliveira Salazar para esse efeito, as mudanças no financiamento da Sociedade de Concertos, o gosto pela vida, a criação de outra organização cultural, a atuação hegemónica da Fundação Calouste Gulbenkian e o panorama musical no estrangeiro. 35m35: Grafismos "Viver com o que vai mudando", "Dezembro de 1982", "Igor Strawinsky", "Arthur Rubinstein", "José Viana da Mota" e "Armand Cuvillier" alternado com entrevista sobre as mudanças sociais e o futuro da Europa, a morte do compositor Igor Strawinsky e o desejo deste de morrer na sua casa de Veneza, a amizade com o pianista Arthur Rubinstein, o estado de saúde e a sociabilidade deste, o convívio com o compositor e pianista José Viana da Mota e com o maestro Pedro de Freitas Branco, o último encontro com o professor de filosofia Armand Cuvillier e a morte deste, cinzeiro, fósforos e criança. 43m55: Grafismos "Veneza", "Da importância da Arte e da Música" e "Em modo de conclusão" alternado com entrevista sobre a sua ligação a Veneza, a importância da arte e da música para o desenvolvimento da civilização e para a formação intelectual do indivíduo e as mudanças sociais e artísticas e a necessidade de acompanhar esses desenvolvimentos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .