Egas Moniz: Prémio Nobel, Primeiro Centenário 1874-1974

00:41:00

Documentário sobre a vida e a carreira de António Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina em 1949, produzido no âmbito da comemoração do centenário do seu nascimento. É salientado o espólio documental existente na Fundação e Casa-Museu Egas Moniz em Avanca, e a controvérsia que ainda subsiste em redor dos seus métodos utilizados no tratamento de doentes mentais.

  • Nome do Programa: Egas Moniz: Prémio Nobel, Primeiro Centenário 1874-1974
  • Nome da série: Ensaio
  • Locais: Lisboa, Avanca
  • Personalidades: António Egas Moniz
  • Temas: Ciência e Tecnologia, História, Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Fotografia de Egas Moniz. Artigo de jornal de 28 de Outubro de 1949 noticiando a atribuição do Prémio Nobel. "Medalha de ouro correspondente ao Prémio com a efígie de Alfred Nobel". Lombadas de livros de Egas Moniz. Placa no jardim. 03m26: Travelling de Avanca, concelho de Estarreja, onde nasceu Egas Moniz. Fundação Egas Moniz: fachada e placa alusiva; salas com porcelanas chinesas expostas; diplomas na parede; quadros e relógio de pêndulo. 06m53: Depoimento de Pereira de Melo, presidente da Fundação sobre a sua ligação à Fundação. Álbum de fotografias a ser folheado. Fotografias. 08m58: Pereira de Melo fala sobre a qualidade e a variedade da documentação existente na Casa-Museu, particularmente da correspondência. Painéis com radiografias de crânios. 11m19: Depoimento da enfermeira-chefe Deolinda da Fonseca, colaboradora de Egas Moniz sobre os entraves colocados ao Serviço de Neurocirurgia, a colaboração com o professor e a equipa, ilustrado com fotografias e carta manuscrita. 15m47: Presidente da Fundação comenta o relacionamento de Egas Moniz com pessoas das artes, a sua delicadeza de sentimentos, a vida política e o contributo para derrubar a monarquia. Fotografias. Instrumentos para leucotomia pré-frontal: leucotomo; pinça de Martins e seringa de Egas Moniz. 20m27: Depoimento de Afonso de Albuquerque, psiquiatra, sobre o método organicista usado por Egas Moniz. 22m00: Pereira de Melo fala sobre a obra política de Egas Moniz. Escritório. 23m37: Afonso de Albuquerque comenta a pouca importância da leucotomia para a psiquiatria actual. 26m28: Pereira de Melo continua a falar sobre as ideias políticas de Egas Moniz, os fundos da Fundação para manter o espólio e a comemoração do centenário. Busto de Egas Moniz. Moção da Delegação Brasileira. 31m11: Afonso de Albuquerque fala da violência exercida sobre o doente através do método referido, da sua ineficácia e da importância do meio envolvente. Jornal sobre a atribuição do prémio. Instrumentos e aparelhos médicos. 35m47: Depoimento do Presidente da Fundação sobre as homenagens que lhe têm sido prestadas. Placa e gabinete no Hospital de Santa Marta. 36m23: Afonso de Albuquerque explica que os doentes operados com leucotomia, mesmo com os métodos mais modernos, ficam desumanizados. 39m36: Pereira de Melo presta homenagem a Elvira Egas Moniz, mulher do professor e fala da atribuição do prémio Egas Moniz. Quarto de dormir. Edifício da Casa-Museu Egas Moniz.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .