Jornada de Solidariedade com o Movimento das Forças Armadas – Parte III

01:05:33

Lisboa, terceira parte da transmissão em direto da Galeria Nacional de Arte Moderna, junto ao Mercado da Primavera em Belém, da Jornada de Solidariedade com o Movimento das Forças Armadas (MFA). Uma iniciativa do Movimento Democrático dos Artistas Plásticos, na qual um coletivo de 48 artistas se juntam para pintar, em simultâneo e ao vivo, um painel monumental alusivo ao 25 de Abril de 1974. Participam ainda o Maestro Fernando Lopes Graça, com o Coro da Academia de Amadores de Música, e o grupo de teatro "A Comuna".

  • Nome do Programa: Jornada de Solidariedade com o Movimento das Forças Armadas
  • Nome da série: Jornada de Solidariedade com o Movimento das Forças Armadas
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Manuela de Freitas, Melim Teixeira, Francisco Pestana
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Luís Filipe Costa Realização: Alfredo Tropa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

05m23: Recinto, interior, palco, continuação do espetáculo "Cegada" representado pelo grupo de teatro "A Comuna", no qual figuras notórias da ditadura são caricaturadas: "Almirante Américo Tomás (Manuela de Freitas), presentes os atores Francisco Pestana e Melim Teixeira que não chegam a atuar. 13m50: Homens no público gritam ".. a televisão está a cortar isto tudo!", "Fascistas!", "Fora a censura!" enquanto decorre a peça. 16m33: Populares gritam "Explicação!", a peça é interrompida, indivíduo utiliza o microfone para exigir uma explicação e afirma "É absolutamente necessário que todos nós saibamos porque é que a televisão interrompeu o programa que estávamos aqui a assistir e meteu o seguinte letreiro - O programa está interrompido seguirá dentro de momentos - nós já conhecemos esse letreiro"; sucessivas intervenções de populares que condenam a interrupção do programa, gera-se a confusão, atores despem fatos, homens em tronco nú, fotojornalistas, homem grita "A TV é fascista!", cameraman da RTP com a camisa aberta, cartaz "Abaixo televisão" cameraman bebe cerveja em garrafa e fuma cigarro, porta-voz dos artistas plásticos afirma ser contra a censura, homem canta "Avante camarada", intervenção de José Rodrigues Pinhão, ex-preso político de Alpiarça, contra o fascismo. 01h01m15: Intervenção de popular sobre o apoio dos funcionários da televisão a "A Comuna"; intervenções de vários populares visivelmente alterados, homens e mulheres fumam.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .