Bancos Hospitalares
Programa sobre a atual situação da saúde pública e do serviço de urgência em Portugal, com destaque para a eficiência do serviço de Urgências do Hospital de Santa Maria em Lisboa.
Resumo Analítico
Chegada de ambulâncias e transporte de vítimas/doentes em maca para o interior do hospital; vivo de jornalista; placa luminosa "Banco: Maternidade e Crianças" e exterior da Hospital de Santa Maria. Jornalista apresenta Américo Carvalhinhos, chefe da Equipa de Urgência e membro da Comissão de Gestão do Hospital de Santa Maria, Gisnetal da Cruz, representante dos médicos do Hospital de Santa Maria, e Leonel Pires, enfermeiro e membro da Comissão de Gestão do Hospital de Santa Maria, e entrevista Américo Carvalhinhos sobre a eficiência dos bancos hospitalares de Lisboa alternado com médicos trabalham no serviço de urgência, doentes deitados em macas e em cadeiras de rodas nos corredores hospital. Médicos conversam com doentes deitados em macas; placas indicativas de serviços médicos; doente na sala de raio-x; enfermeiro coloca soro em jovem; jovem ferido na cabeça; médico ausculta doente; continuação da entrevista a Américo Carvalhinhos; pessoas na receção do hospital. Entrevista a Leonel Pires sobre a eficiência dos bancos hospitalares de Lisboa alternado com médicos prestam cuidados a doentes, observam exames médicos (radiografias), chegada de táxi e ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Fanhões, Odivelas, Santa Casa da Misericórdia do Seixal e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria ao serviço de urgência e doentes no serviço. Entrevista a Ginestal da Cruz alternado com exterior do Hospital de Santa Maria, pessoas na sala de espera, médica analisa amostra ao microscópio, criança recebe injeção no rabo, médicos observam doentes no serviço de triagem, bombeiros retiram doente da ambulância e transportam-no para o hospital. Américo Carvalhinhos refere a importância de organizar sessões de esclarecimento dirigidas à população sobre os serviços hospitalares, a criação do serviço de ação médico e a importância de fazer o rastreio de doentes; chegada de doentes, pessoas na receção e médicos trabalham em vários serviços; telefonistas atentem telefones no serviço de atendimento telefónico.