Claro-Escuro
Programa de artes plásticas, apresentado por Rocha de Sousa, dedicado aos elementos da linguagem plástica, entre os quais a relação claro-escuro e a forma como a menor ou maior luminosidade influi na perceção da cor, das linhas e das formas nas artes plásticas em geral e na pintura em particular.
Resumo Analítico
Rocha de Sousa apresenta tema do programa, refere a impossibilidade de tratar a cor devido às transmissões a preto e branco, e fala da importância da luz; bilha de água em terracota iluminada e na penumbra; alternância de bilha iluminada e na penumbra; acompanhado por off de Rocha de Sousa sobre a forma como a luz influi na perceção das formas de um objeto. Desenho e recorte em estirador de molde de dobragem; destaque e dobragem do molde; molde montado em diversas posições; folha de papel amarrotado com diferentes gradações nas zonas de luz e sombra; escala de cores claro-escuro e exercício plástico de escala de cores; com off de Rocha de Sousa sobre a mudança de perceção do objeto consoante a luz e o ângulo de visão, a alteração da cor das diferentes zonas do objeito devido a maior ou menor luminosidade, e a ordenação das cores em claro-escuro. Vistas geral e de pormenor de quadros do pintor Paul Klee ilustrativos do princípio da oposição claro-escuro; travelling por estrada de montanha com paisagem coberta de neve, intercalado com névoas e sol no ocaso entre cumes de montes, casario de aldeia, pessoas em estrada rural coberta de neve, copas de árvores nevadas, mulher sobe por caminho de aldeia, espigueiro em cima de socalco junto a videiras no Inverno, passagem da luz solar por copa de árvore, e paisagem nevada; com off de Rocha de Sousa acerca da utilização do claro-escuro na obra de Paul Klee e da forma como a luz influencia a perceção das formas e da cor no quotidiano. Fotografias de temas variados com clara distinção entre zonas de luz e sombra; vistas geral e de pormenor dos quadros "A Natividade" do pintor francês barroco Georges de La Tour, "O chamamento de São Mateus" do pintor barroco italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio também conhecido por "Il Caravaggio", "Crucifixão" do pintor gótico alemão Matthias Grünewald, retrato de Marilyn Monroe do artista pop americano Andy Warhol; fotografias de pessoas variadas; acompanhado em off por Rocha de Sousa sobre a utilização do claro-escuro nas artes plásticas, por análise do uso da luz em quadros de Georges de La Tour, "Il Caravaggio", e a modelação da linha e da forma pelo jogo claro-escuro.