Entrevista a Ferro Rodrigues

00:41:38

Entrevista conduzida pela jornalista Judite de Sousa a Eduardo Ferro Rodrigues, secretário-geral do PS, sobre os factos que mais têm marcado a atualidade informativa.

  • Nome do Programa: Entrevista a Ferro Rodrigues
  • Nome da série: Grande Informação
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Judite de Sousa, Eduardo Ferro Rodrigues
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Judite de Sousa. Produção: Teresa Claro. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Pontos mais importantes da entrevista a Ferro Rodrigues: - Aceita que tem algumas resistências relativamente à mudança de imagem "os políticos não têm que ser obrigados a passar determinados limites de Marketing Político...". - O que está em causa é um combate político entre dois projetos completamente diferentes. - Existe uma necessidade de articular melhor certas políticas e para isso poderá ser necessário alterar o funcionamento de alguns Ministérios, mas tal facto só será revelado depois das Eleições. - O facto de ter pertencido aos dois governos de António Guterres é uma vantagem, conhece bem os problemas do país e os resultados positivos e negativos do governo. - António Guterres deveria ter continuado à frente do Partido Socialista. - Não esteve de acordo com algumas medidas tomadas pelo anterior governo mas não se considera pessoa para fazer críticas na Comunicação Social ao governo de que fez parte. - O erro do governo socialista foi o deixar que as espectativas dos portugueses esmagassem a realidade além disso foi errado que o diálogo não conduzisse "... a uma decisão política ... que leva a que uma decisão política depois não seja determinadamente levada para a frente...". - Necessidade de introduzir rapidamente os genéricos em Portugal de modo a terem uma quota crescente. - Relativamente à introdução da diferenciação salarial na Função Pública, esta terá de ser feita pelas chefias que serão também elas avaliadas e tem como objetivo premiar o mérito. - Não concorda com o congelamento de salários da Função Pública, embora deva haver uma contenção salarial. - É necessário em termos económicos que o Sistema seja mais competitivo (dever-se-á dar apoio às empresas para que elas sejam mais competitivas). - É necessário restaurar a confiança dos portugueses nas Finanças Públicas e tal é possível seguindo um programa de estabilidade e crescimento. - Vão-se bater por ter uma maioria Absoluta se essa meta não for atingida terá que haver uma negociação política. - Relativamente a um hipotético acordo com o PCP no caso de respeitar três condições: Respeitar o princípio da consolidação e desenvolvimento da consolidação europeia, o programa de estabilidade crescimento e ainda os avanços sociais conseguidos nos últimos anos. - A questão das listas do Partido Socialista vai ser decidida na reunião da Comissão Política. - Relativamente à questão do aborto, aceita que o que foi decidido em referendo deve ser respeitado. - Antes de haver um referendo tem que haver um debate sério a nível nacional sobre esta questão.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .