Pelo Andar da Carruagem – Parte I
Primeira parte da reportagem do jornalista Paulo Costa, sobre a situação dos transportes ferroviários em Portugal, com destaque para o caso da Linha do Tua, um dos ramais ameaçados de encerramento pela CP por razões económicas.
Resumo Analítico
Partida e viagem do comboio: apito do comboio, saída de fumo da carruagem; passagem do comboio junto ao rio Douro; maquinista coloca carvão na locomotiva, vista movimento do ponto de vista do maquinista, passagem por túnel; rosto de camponês, passagem do comboio em aldeia de Trás os Montes; maquinista; linha férrea; fotografias e caricaturas de Bordalo Pinheiro, 1856 da inauguração da primeira ligação por comboio, e de 1887, quando abriu a Linha do Tua. 48m50: Interior da Carruagem Real: salão e casa de bano com destaque paras louças. 49m33: Depoimento de Ginestal Machado, criador do Museu Ferroviário, sobre a festa dos populares quando da inauguração da linha ferroviária; painel de azulejos que retrata a chegada do comboio. 50m16: Depoimento de Bernardino Marques da Silva, antigo maquinista; outro maquinista que se queixa de terem acabado com o transporte de passageiros. 50m54: Depoimento de António Manuel Ferreira, antigo servente, diz que não vê limpeza nenhuma nas carruagens de agora. 51m12: Fotografia do primeiro comboio com a carruagem real; grafismo com o mapa de Portugal e a indicação de "Formação e Desaparecimento do Caminho de Ferro em Portugal". 52m39: Declarações de Queiroz Martins, Presidente do Conselho de Gerência da CP, sobre os custos elevados para sustentar a existência de todas as linhas férreas; comboio em andamento na encosta da montanha; idoso conduz burro na aldeia; grande plano de rostos de idosos. 54m01: Vista geral de Mirandela com Rio Tua; imagens ilustrativas da vida quotidiana de uma aldeia transmontana: homem conduz junta de bois com família da carroça; mulheres dobam lã sentadas à porta; crianças brincam; junta de bois; cabritos no curral; fonte pública a deitar água; casas degradadas; idoso queixa-se da estrada que não dá para passar uma ambulância; grafismo coma o mapa de Portugal da supressão das linhas férreas do Tâmega , Corgo, Tua e Sabor. 55m14: Declarações de José Luís Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Bragança; vista geral da foz do Rio Tua, estação ferroviária e linhas férreas do Tua; grafismo com a linha férrea do Tua que liga a Bragança; vista geral da estação do Tua, comboio parado; declarações de proprietário de café, diz que sem a estação não há nada. 56m30: Declarações de Bernardino Marcos, antigo chefe da estação, sobre os motivos do declínio da linha da Tua, com imagens alternadas de locomotivas e comboios antigos parados na estação. 58m07: Homem carrega mercadorias para o comboio com carro de mão; locomotiva parada; chegada do comboio à estação; movimento de entrada e saída de passageiros; funcionário faz o reabastecimento de combustível da locomotiva; funcionário da CP dá a partida com apito; partida do comboio; passagem por Fragas Más, leito do rio e montanhas; vista movimento do ponto de vista do maquinista, passagem pelo apeadeiro de Tralhariz; linha férrea e passagem por túnel; entrevista com o maquinista sobre a velocidade do comboio; plano próximo do "Diário de Bordo". 01h00m45: Declarações de José Manuel Vasques (74 anos), antigo funcionário da CP, sobre os descarrilamentos a que assistiu, alternadas com fotografias a PB de José Manuel Vasques e comboios descarrilados. 01h02m02: Comboio em movimento na estação de Santa Luzia; rio e escarpas montanhosas; interior da estação com funcionário a ler o jornal; homem desloca-se a por carreiro; vista geral da aldeia do Amieiro; homem atravessa o rio Tua de barco e transporta um cavalo; teleférico primitivo para atravessar o rio Tua até à aldeia do Amieiro; homem sobe para o teleférico; viagem do teleférico com homem e Paulo Costa, criança puxa as cordas para o teleférico andar; idosa corta couves e dá às galinhas que picam no chão; casas de pedra; vista geral da Estação de Santa Luzia e da aldeia do Amieiro; Paulo Costa conversa com populares sobre a falta que o comboio faz; grupo de populares; grupo de idosos; rosto da crianças que puxa o teleférico; cruz a marcar o sítio de alguém que morreu. 01h05m20: Passagem do automotora de via estreita chamadas de "Xepas", passagem numa ponte; chegada de comboio a uma estação; passageiros à janela; interior da carruagem de 2ª classe, homem dorme em banco de madeira; carruagens paradas na Estação da Trindade, Porto; interior da carruagem. 01h06m44: Declarações de antigo ferroviário, sobre a boa qualidade das carruagens adquiridas em Itália; plano próximo da placa do fabrico italiano em 1931; interior da carruagem, mulher sentada à janela. 01h07m01: Depoimento do coronel Fernando Valença, antigo administrador da CP; interior de bilheteira, venda de bilhete; declarações do funcionário; interior da carruagem com passageiros; Paulo Costa conversa com passageiros; passagem do comboio; obras de construção da Via Rápida Porto - Bragança; homem a cavalo conduz carroça onde vai a mulher sentada. 01h10m54: Interior de autocarro com jovens; entrada de jovens estudantes para o autocarro da Viação Cabanelas com destino a Bragança; declarações dos estudantes no interior do autocarro, dizem que preferem por causa dos horários e do comodismo; saída dos passageiros; fotografias antigas dos automóveis de transporte da família Cabanelas. 01h11m58: Sidónio Cabanelas, industrial rodoviário, a conduzir um automóvel Mercedes até a sua moradia; declarações de Sidónio Cabanelas, sobre o sucesso do seu negócio com a frota de autocarros; fotografia antiga do autocarro "Viação Cabanelas"; passagem de comboio na estação de "Puebla", Espanha. 01h15m32: Depoimento de Inocêncio Pereira, diretor mensageiro de Bragança; partida do comboio em Puebla.