O Estado e a Nação
Nos jardins do Palácio de Queluz, o professor António José Saraiva partilha a sua reflexão sobre as diferenças entre os conceitos de Estado e de Nação. As fronteiras, a língua, a religião, a cultura e as tradições populares, enquanto fatores de diferenciação entre os povos.
Resumo Analítico
Palácio Nacional de Queluz, António José Saraiva discorre sobre o tema e refere que o Estado tem fronteiras, impostos, e é uma construção artificial dentro da qual estamos integrados e temos que obedecer, a Nação em relação ao Estado distingue-se pela língua nacional, um certo número de tradições, de cultura, de religiões, e dá como exemplo o Brasil que tem vários estados, a Alemanha, ou o Império Austro-Húngaro que desapareceu com a I Guerra Mundial
Termos e condições de utilização
Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .