Quando o Comboio Apitar…
Documentário dedicado ao Caminho de Ferro de Benguela, ao seu passado histórico e à sua situação presente. Durante a maior parte do século XX foi uma das linhas ferroviárias mais importantes de toda a África, ligando o Lobito na costa ocidental de Angola à fronteira oriental com o antigo Congo Belga, hoje República Democrática do Congo, numa extensão de 1344 km. À época da produção deste documentário em 2004, como consequência da destruição e abandono causados pela guerra civil angolana, a linha férrea estava limitada a apenas 30 km no percurso que ligava o Lobito a Benguela. Hoje em dia, no entanto, a recuperação do Caminho de Ferro de Benguela está em curso com a reposição da ligação da linha ao Congo.
Resumo Analítico
Interior da carruagem com passageiros do comboio que efectua a ligação Lobito/Benguela; estação ferroviária do Lobito; angolanos trabalham nas obras da estação ferroviária; gabinete improvisado numa carruagem de Benjamim Tchimonga, Chefe da Estação do Lobito; exterior e interior do edifício principal da estação do Lobito; Alfeu Minta, Chefe da Circulação de Comboios no Lobito fala ao telefone; telefone (antigo à manivela); Declarações de Benjamim Tchimonga, Chefe da Estação do Lobito sobre as obras efectuadas na estação. 10h04m15: Interior da carruagem do maquinista e da carruagem de mercadorias com passageiros; paragem do comboio em Cantumbela Praia com saída de passageiros; angolanos trabalham no campo; caranguejo na areia; pescadores pescam no mar e puxam as redes na areia da praia; peixes a secar no chão. 10h06m21: Comboio atravessa a ponte do Rio Cantumbela; mulher vende pão no interior do comboio; chegada do comboio à estação ferroviária de Benguela. Declarações de Isac Kassengue, maquinista do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), sobre as diferenças entre o comboio a vapor e o comboio a diesel. Vistas gerais de Benguela, edifício do antigo Mercado de Escravos (actual Museu), crianças angolanas na praia, vestígios do antigo cais de Benguela. Imagens de Arquivo (preto e branco) do porto de Lobito, carregamento de cobre na estação ferroviária de Benguela. Mapa de Angola com o traçado da rede de caminho de ferro. 10h11m14: Declarações de Simon Katzenellenbogen, Historiador da Universidade de Manchester (legendadas) sobre a construção da rede ferroviária de Angola, intercaladas com fotografias a preto e branco de Robert Williams(engenheiro escocês responsável pelo CFB), obras da construção da linha ferroviária, inauguração da linha Lobito/Rio Luau em 10/06/1929; porto marítimo de Lobito. 10h15m01: Imagens de Arquivo (preto e branco) da visita de Óscar Carmona ao porto de Lobito e ao Hotel Terminus; desfile do material da Companhia dos Caminhos de Ferro de Benguela e Moçamedes (Julho de 1939); caçadores num safari; Primeiro Cruzeiro de Turistas no CFB (anos 30); comboio a vapor do CFB. Interior e exterior da carruagem da primeira classe e fotografias (a preto e branco) de tribo de africanos. 10h19m21: Declarações de Manuel Macedo, Inspector do CFB sobre a credibilidade e prestígio da empresa. Técnicos desmontam a locomotiva 108 para aproveitamento de peças no interior das Oficinas do Lobito; aula do curso de reciclagem para maquinistas; fotografias (a preto e branco) dos trabalhadores do CFB na praia do Lobito. Declarações de Manuel Enes Ferreira, Economista ISEG sobre a linha férrea do CFB. Mapa do Sul de África com destaque para Angola. Imagens de Arquivo (a cores) do porto de Lobito; zona de cargas do porto de Lobito; Paquete “Infante Dom Henrique” ancorado no porto. 10h23m10: Vistas do Porto de Lobito. Declarações de Carlos Gomes, Director do Porto do Lobito sobre as mercadorias transaccionadas no porto. Telhados de bairro degradado. 10h24m32: Declarações de Daniel Quipaxe, Director dos Caminhos de Ferro de Benguela no seu gabinete na sede da companhia. Locomotivas abandonadas no campo; placa “Perigo Minas!”; equipa de técnicos da CFB fiscalizam o estado da linha-férrea percorrendo-a numa pequena locomotiva até Ombe; monte de lenha, africano enrola um cigarro; Inspector da CFB fala com populares de Ombe sobre o regresso do comboio a esta localidade; declarações de José Pedrosa, Inspector da CFB; passagem da locomotiva numa ponte sem protecção lateral; angolanos trabalham nas obras de assentamento de carris ferroviários; roupa a secar estendida no chão; mulheres angolanas lavam a loiça e tomam banho no rio; grupo de crianças angolanas toma banho no rio; ponte ferroviária sobre o Rio Kubal; crianças correm à frente da locomotiva. 10h30m56: Relógio (parado) de estação da CFB; angolanos trabalham na recuperação de estação ferroviária; mulheres angolanas moem farinha. 10h32m17: Rochedo do Planalto Central de Angola; mulheres africanas caminham numa estrada carregando mercadorias na cabeça; estrada com pavimento em mau estado; locomotiva da CFB enferrujada e abandonada em frente à estação ferroviária (desactivada e abandonada) de Ganda; carruagens, estação ferroviária e placa da fábrica de celulose “Alto Catumbela” abandonadas; campos com vegetação; mulheres angolanas com produtos hortícolas na estação ferroviária da Calenga (Vila Verde), venda de bananas; mulher angolana amamenta criança; chegada do comboio e entrada de passageiros; rosto de criança negra; imagens em movimento captadas do comboio; chegada do comboio à estação ferroviária de Kaala; populares entram no comboio; junta de bois; placa “Vila Robert Williams”. 10h38m08: Chegada do comboio a Huambo; vistas gerais de Huambo; declarações de José Fundões, Direcção CFB Huambo sobre a reconstrução da localidade; prédios degradados; exterior do Hotel Roma, Cinema Ruacaná e loja Nova York (abandonados e degradados); exterior e interior das instalações do CFB no Huambo; locomotiva enferrujada; declarações de António Saraiva, antigo maquinista sobre o estado da locomotiva; Oficinas Gerais do Huambo em laboração; planos das Oficinas Gerais do Huambo sem telhado (devido a explosão). Imagens de Arquivo (preto e branco) das Oficinas Gerais do CFB em Nova Lisboa em laboração. Pormenor do tecto destruído das Oficinas Gerais do Huambo; operário a soldar; sirene a tocar para o almoço; Oficinas Gerais do Huambo vazias; panela ao lume; operários comem (farinha de mandioca cozida) com as mãos; pôr do sol com nuvens. 10h44m22: Técnicos efectuam operações de desminagem da linha férrea; declarações de Vítor Jorge, Instituto Nacional de Desminagem sobre o processo de desminagem. Ponte sobre o Rio Kwanza (desactivada), jangada militar de percurso alternativo à ponte; vistas gerais de Luena, camiões de abastecimento de água à população (comércio privado); angolano com perna amputada caminha com auxílio de muletas; exterior do Centro de Apoio a Mutilados; angolanos mutilados efectuam exercícios físicos no curso de reabilitação; prateleira com próteses de pernas. Declarações de General Petroff, Comissão Nacional de Desminagem sobre os acidentes ocorridos com minas; locomotivas enferrujadas e abandonadas; estação do CFB de Luena ocupada por refugiados de guerra; estrada térrea; jipe atravessa ponte; aldeia de palhotas com placas de “Perigo! Minas”. 10h50m22: Avioneta na pista; declarações de Juvenal Capula, Administrador de Luau (antiga Teixeira de Sousa) sobre a importância do comboio como meio de transporte. Posto de controlo fronteiriço de Angola com a República Democrática do Congo; ponte ferroviária sobre o Rio Luau; exterior do Mercado Municipal de Luau; jovens angolanos vendem petróleo e gasolina em latas de bebida; interior do mercado; carne exposta com moscas; venda de carne, sal marinho e peixe. Aldeia de Luau com movimento de pessoas; campo de repatriamento de refugiados das Nações Unidas; refugiadas confeccionam comida na rua e na cantina do campo; angolana costura à máquina ao mesmo tempo que amamenta o seu filho; declarações de Julieta António, refugiada sobre o seu regresso a Angola. Pôr do sol. Imagens de Arquivo: linha do comboio e estação ferroviária de Teixeira de Sousa. Exterior da estação ferroviária de Luau (desactivada e abandonada); refugiados cozinham; vista nocturna dos refugiados sentados à volta da fogueira; rostos de refugiados angolanos.