Manoel de Oliveira: o Caso Dele
Documentário biográfico sobre a vida e a obra do cineasta Manoel de Oliveira, baseado em entrevistas e depoimentos do próprio, bem como de familiares, amigos e especialistas na sua obra, intercalados com imagens de arquivo dos seus filmes. Exibido na RTP no dia em que o realizador completou 99 anos de idade.
Resumo Analítico
Início do programa com uma montagem, por ordem cronológica, de fotos e excertos de filmes de Manoel de Oliveira enquanto em off se faz um breve relato biográfico; imagens do Lido de Veneza; do hotel e da praia; barco a andar em canal; movimento de pessoas no recinto do Festival de Cinema; plano próximo dos prémios, Leão de Ouro; painel publicitário do filme "Belle Toujours"; ecrã gigante onde passa excerto da conferência de imprensa de Manoel de Oliveira; 10h04m41: Declarações de Manoel de Oliveira, no Festival de Veneza, sobre o bom acolhimento do público e crítica aos seus filmes intercaladas com imagens do próprio a ser gravado com câmaras profissionais e dando entrevistas no âmbito deste evento; Declarações legendadas de Eduardo Bruno, Crítico de Cinema, sobre o seu contacto com os filmes deste cineasta; Manoel de Oliveira, acompanhado da esposa e de Isabel Pires de Lima, Ministra da Cultura de Portugal, a serem filmados na passadeira vermelha com público a aplaudir; exteriores do Lido onde se realiza este festival; o cineasta a ser entrevistado na passadeira vermelha; Declarações de Miguel Cadilhe, Produtor, que refere os galardões ganhos pelo realizador português, de Jorge Leitão Ramos, Crítico de Cinema, sobre os 11 minutos de aplausos ao seu filme "Vale Abraão", em Cannes, de Vasco Câmara, Crítico de Cinema, sobre o facto de o apelidarem de "Mestre"; notícias de Manoel O. nos jornais italianos; 10h07m36: Excertos do filme "O Pintor e a Cidade", 1956; declarações do cineasta sobre o mesmo; plano da copa de uma árvore com o céu em fundo; excertos do filme "O Porto da Minha Infância", 2001; de "Douro, Faina Fluvial"; novas declarações de Manoel de Oliveira sobre o seu primeiro contacto com a 7ª Arte; foto a preto e branco do seu pai e imagens de época para ilustração das suas idas ao teatro, ópera e cinema; foto de época a preto e branco de Manoel e seu irmão; sequência de fotos do mesmo a preto e branco; excerto de imagens p/b da II Rampa do Gradil ganha por Manoel de Oliveira, 1938; Declarações de Agustina Bessa-Luís, Escritora, sobre as suas actividades desportivas intercaladas com fotos de época do cineasta como atleta e de quando se iniciou como actor de cinema; excerto do filme "A Canção de Lisboa", de Cottinelli Telmo, 1933, onde o jovem Manoel contracena com Vasco Leitão; declarações de Manoel sobre a sua vontade inicial de se estrear na comédia, intercaladas com fotos dos seus ídolos do cinema cómico como Charlot; excerto de imagens dos filmes "Sinfonia de uma Capital", de Walther Ruttmann, 1927 e de "Douro, Faina Fluvial", de M. Oliveira, 1931 (documentário sobre a cidade do Porto); 10h13m02: Declarações de Fernando Lopes, Realizador, acerca do filme-documentário sobre o Porto de M. Oliveira, intercaladas com excertos do mesmo; Manoel de Oliveira comenta os seus filmes "Douro, Faina Fluvial" e "Aniki-Bóbó", 1942; excertos do mesmo e declarações de Fernanda Matos, personagem Teresinha; fotografias p/b das filmagens, e de Horácio Silva, "Carlitos"; o cineasta mostra o local onde filmou cenas do Aniki-Bóbó; vistas actuais do Porto, novos excertos do Aniki-Bóbó; fotos de época de Manoel com Maria Isabel Carvalhais inclusivé do seu casamento; 10h18m24: Declaraçõesde Maria Isabel Carvalhais, mulher do cineasta; foto de época de Manoel rodeado de mulheres; imagens da sua casa do Porto; várias fotos de Manoel em várias ocasiões; plano próximo do livro "Alguns projectos não realizados e outros textos de Manoel de Oliveira" como Angélica, De Profundis, A Estátua, O Caminho, argumentos sucessivamente chumbados pelo regime de Salazar; Fotos e ficha do Arquivo da Pide de Manoel Cândido Pinto de Oliveira; declarações de João Bénard da Costa, Dir. Cinemateca Portuguesa, sobre as prisões arbitrárias feitas pela PIDE; Manoel O. comenta o facto de ter sempre estado rodeado de pessoas intlectualmente muito interessantes; fotografias de época de José Régio, Escritor; notícia de jornal, da autoria de Régio, sobre o cinema de Oliveira, que muito enaltece; carta manuscrita de Régio a Manoel; fotos de época de ambos; 10h21m55: Declarações de João Marques, Historiador, sobre as relações entre o escritor e o realizador de cinema intercaladas com nova mostra de fotos dos dois; Manoel O. fala sobre a personalidade de J. Régio; fotografias do filme "A Palavra", de Carl Dreyer, 1855; excerto do filme "O Acto da Primavera", 1963, de foto do filme e de imagens actuais do local das filmagens; declarações de Domingos Carneiro, Assistente de Som deste filme, de Nicolau Silva, personagem Jesus Cristo, intercaladas com excertos de imagens da referida película, de fotos e das respectivas filmagens; 10h27m45: Declarações de Paulo Rocha e João Mário Grilo, Realizadores, intercaladas com excertos do filme "A Palavra", que comentam; excerto de imagens de "A Caça", 1963 e de comentários de Fernando Lopes; excertos do filme "O Passado e o Presente", 1972, apoiado pelo recém criado Centro Português de Cinema e onde João Bénard da Costa tem uma participação como actor; declarações do próprio; 10h31m42: Declarações de Augusto M. Seabra, Crítico de Cinema, de Fernando Lopes, João Bénard da Costa, intercaladas com excertos dos filmes "Benilde ou a Virgem Mãe", 1975, e "Amor de Perdição", 1978; Declarações legendadas de Jean Louis Passek, Historiador e Programador de Cinema, e de João Mário Grilo; novo excerto de imagens do "Amor de Perdição"; separador da árvore; Fotografia de Manoel de Oliveira com Agustina Bessa-Luís; excerto do filme "Francisca", 1981, declarações desta escritora com quem o realizador tem parcerias de trabalho e afectivas; excerto do "Vale Abraão", 1993; 10h37m26: Declarações de Paulo Rocha, novos excerto de "Francisca"; e de Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira sobre o trabalho em conjunto; novos excertos de "Vale Abraão" intercalados com comentários de João Bénard da Costa e de João Marques, Historiador; fotos de Paulo Branco com Manoel de Oliveira; sequência de cartazes publicitários dos vários filmes em conjunto; João Bénard da Costa comenta o trabalho de Paulo Branco intercalado com excertos do filme "O Convento", 1995; novas declarações de Augusto M. Seabra sobre a participação de vedetas internacionais nos filmes de Oliveira; 10h41m46: Excertos da rodagem do filme "A Carta", Paris, 1999; declarações de Leonor Silveira, Actriz e uma das musas do realizador, legendadas de Michel Piccoli Actor, e de M. Oliveira sobre as fortes relações da equipa; fotos deste com Oliveira; excertos de "Um Filme Falado", 2003, de "Vou para Casa", 2001, intercalados com comentários de Luís Miguel Cintra, Actor; Declarações de Manoel de Oliveira sobre o seu processo de selecção de actores; excertos de "Viagem ao Princípio do Mundo", 1997, e "Espelho Mágico", 2004, intercalado com comentários de Isabel Ruth e Ricardo Trêpa, Actores; excerto de "Belle Toujours", 2006; declarações de Júlia Buisel, Actriz e Anotadora, intercaladas com excerto da rodagem de "Non ou a Vã Glória de Mandar", 1990, e do filme "O Convento"; comentários de Luís Miguel Cintra e João Bénard da Costa sobre o método "autoritário" do cineasta e as tensões entre este e Catherine Deneuve; Manoel de Oliveira refere Leonor Silveira como uma "actriz de raça" pois apesar de não ter aprendido em escolas de cinema é do mesmo gabarito que as vedetas internacionais por ele escolhidas; excertos de "Espelho Mágico" e "Os Canibais", 1988; separador da árvore; 10h50m10: Excertos de "Non", "Palavra e Utopia", 2000, épicos sobre a história de Portugal, de "Espelho Mágico"; declarações de João Mário Grilo, João Marques e Manoel de Oliveira; o próprio a passear junto ao rio Douro e a falar sobre a vida e a perda das pessoas amadas; excertos de "Viagem ao Princípio do Mundo" e do IV Motorshow Autoclássico Porto, 2006, onde o cineasta desfila ao volante de um carro de corrida antigo; imagens em janela da árvore com sequência de declarações de Leonor Silveira, que classifica Oliveira como Mestre, de Miguel Cadilhe, Luís Miguel Cintra, legendadas de Josep Nagel, Crítico de Cinema, de Agustina Bessa- Luís, Marceline Ivens, Realizadora, João Bénard da Costa, Michel Piccoli, Jean Louis Passek, Jorge Leitão Ramos, Augusto M. Seabra, Júlia Buisel, Maria Isabel Carvalhais, João Marques e Fernando Lopes; imagem da árvore que é o travelling inicial do filme "Non" e que serve de separador; câmara filma de frente Manoel de Oliveira que pára de andar, tira o chapéu e faz uma vénia.