Movimento – Parte II
Segunda parte do programa de caráter cultural dedicado a várias temáticas da sociedade, com reportagem sobre a moda e o pronto-a-vestir como resultado da adaptação da mulher à vida ativa na cidade.
Resumo Analítico
Pessoas dão de comer aos pombos e movimento de rua na Praça no Rossio e na zona da Baixa; Maria João Aguiar tece comentários sobre a Primavera e a sua influência na moda; montra de loja de pronto-a-vestir; interior da loja onde compradores escolhem peças de vestuário; roupa pendurada; Maria João Aguiar entrevista Cidália, proprietária da loja, sobre a desatualização da roupa, a necessidade da loja se manter atualizada, a influência da moda estrangeira e as alterações da moda com a mudança de estação e as peças que estão sempre atuais, ilustrado com clientes observam roupa e acessórios, vestuário e movimento de rua na Baixa. 26m34: Vivo de Maria João Aguiar, na Rua Garrett, em que recorda o domínio da moda francesa ao longo dos tempos e o início do uso das calças pelas mulheres; interior de loja de pronto-a-vestir onde clientes a escolher artigos e funcionárias trabalham; Maria João Aguiar entrevista proprietária da loja sobre a liberdade com que as mulheres usam a roupa. 30m12: Maria João Aguiar entrevista proprietárias de loja de pronto-a-vestir sobre as peças que comercializam e a possibilidade de estas poderem ser combinadas entre si, o conceito da loja, a preocupação das mulheres em escolher o que é cómodo e o uso de saia como nova tendência, ilustrado com movimento de rua na Baixa e interior de loja com vestuário e acessórios. 33m59: Maria João Aguiar refere a necessidade sentida pelos costureiros em ir ao encontro da classe média e o aparecimento das colecções de boutique; movimento de rua na Baixa; interior de loja de pronto-a-vestir com clientes, acessórios e manequins da montra; Maria João Aguiar entrevista Pedro António Costa, proprietário de loja, sobre a evolução da moda de alta-costura para as lojas de pronto-a-vestir. 37m40: Depoimento de Pedro António Costa sobre a importância da marca associada à qualidade do artigo e o pronto-a-vestir de alta-costura, ilustrado com camiseiros, casacos, pulloveres e clientes observam peças de roupa; Maria João Aguiar refere que a moda parisiense se vai adaptando a um novo estilo de vida e fala da moda de pronto-a-vestir londrina. 40m10: Maria João Aguiar entrevista proprietário de loja de pronto-a-vestir sobre o êxito da moda inglesa em Portugal, as faixas etárias a que se destinam as linhas de roupa comercializadas, a comodidade e qualidade do pronto-a-vestir e os artigos que se vendem no Verão e no Inverno, ilustrado com secção de medidas especiais, vestuário, manequins, chapéus, lenços; movimento de rua; pessoas entram e saem de lojas; Cartão "A mulher, a moda e a cidade"; montras e interior de lojas de pronto-a-vestir; movimento de rua na Praça do Rossio.