Pela Estrada Real

00:28:04

Fruto da aventura bandeirante pelo interior brasileiro, o ouro de Minas Gerais constituiu o recurso necessário à proliferação da arquitetura barroca erigida no litoral do Brasil, no século XVIII, cuja história se inicia na Rota de Parati, porto de saída do ouro de Minas Gerais para Portugal. A formação de uma cultura luso-brasileira da qual o Barroco é expressão e Património da Humanidade e que nos conduz, neste episódio, pela antiga Estrada Real que ligava o Rio de Janeiro às cidades do ouro do Estado de Minas Gerais, destacando os edifícios civis e religiosos de estilo barroco que se encontram ao longo do percurso, bem como ao Museu das Reduções da família Vilhena, na cidade de Amarantina.

  • Nome do Programa: Pela Estrada Real
  • Nome da série: O Barroco nos Caminhos do Ouro
  • Locais: Brasil
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Trechos do Filme “Os Bandeirantes” de Humberto Mauro, 1940 Apresentação e roteiro: Reinaldo Varela Texto: Manuel Gama Realização: Reinaldo Varela
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reinaldo Varela introduz tema do programa. Rio de Janeiro, vista da cidade e baía de Guanabara; torre de igreja reflectida na superfície de água; igreja e estátua; "bonde" atravessa antigo aqueduto conhecido como Arcos da Lapa com igreja de Nossa Senhora da Lapa ao fundo; fachada do convento de Santa Teresa; interior de igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, altar de Santo Inácio de Loyola; fachada de convento de Santo António e do Mosteiro de São Bento; altar-mor da igreja deste mosteiro; retábulo do altar-mor, de estilo barroco. Porto da Estrela, homem navega em piroga; rio e campos; ruínas de edifícios. Vista da cidade de Paraty, com destaque para a igreja de Santa Rita e para casario; barco com populares; torre de igreja reflectida na superfície de água; traseiras de igreja de Santa Rita e mar; casas junto a esta igreja; montanhas e mar; céu ao entardecer com nuvens. Santa Cruz, ovelhas pastam junto de açude; decoração barroca desta construção. Porto da Estrela, ruínas de edifícios; pardais poisam em cruz; montanhas; troço de estrada real em floresta; imagens de arquivo de filme "Os Bandeirantes". Ouro Branco, população em praça da cidade; fachada de igreja Matriz de Santo António; porta principal deste templo; edifícios desta cidade; placa indicativa de estrada real; travelling por estrada; ponte sobre ribeiro; homens a cavalo atravessam ponte; automóveis circulam em estrada de terra batida junto a manada de bois; campos e montanhas; rio; fachada de igreja de Santo António de Itatiaia; populares e casa em ruínas; vegetação em telhado de edifício; troço de estrada real; pinheiro. Amarantina, vista da cidade; igreja Matriz de São Gonçalo; crianças sobem ladeira com bicicleta e aquele templo ao fundo; populares conversam em rua; interior de casa; maqueta de telhado de casa; miniaturas de casas barrocas. Ennio Vilhena, miniaturista, modela telhas em miniatura. Evangelina Vilhena vê fotografias em álbum. Sílvia Vilhena monta miniatura de Casa de Câmara e Cadeia da cidade de Mariana. Amarantina, edifício de Museu das Reduções; interior deste museu e miniaturas de edificações barrocas aí reproduzidas; antiga Casa Paroquial; miniatura deste edifício. Cidade de Ouro Preto, ponte e Casa dos Contos; fachada principal desta casa. Cidade Amarantina, igreja de São Gonçalo e casario; cavalhada (tradicional procissão a cavalo) nas ruas da cidade; popular; cabeças de cavalos enfeitadas para essa festa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .